Brasil, 15 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Príncipe Harry diz que livro e série não são sobre vingança

O duque de Sussex reafirma que suas memórias visam a verdade e a responsabilidade familiar, não a vingança.

O príncipe Harry, que celebra seu 41º aniversário amanhã, afirmou recentemente que sua autobiografia, *Spare*, e a série documental na Netflix não têm como objetivo a vingança. Durante uma visita à Ucrânia, ele enfatizou que não expôs sua “roupa suja em público” e acredita que a reconciliação só é possível com a verdade.

Harry fez essas declarações após uma reunião de 54 minutos com seu pai, o Rei Charles III, que aconteceu após 19 meses sem contato direto. Ele ressaltou que neste ano o foco deve ser em seu pai, embora se sinta com a “conciência tranquila”.

A busca por verdade e reconciliação

Em uma entrevista ao *The Guardian* em Kiev, o duque deu dicas sobre seus sentimentos em relação à sua família, mencionando que “não acredita que expôs sua roupa suja em público”. Ele continuou: “O livro? Foi uma série de correções para histórias que já estavam por aí. Um ponto de vista foi colocado e precisava ser corrigido”. Harry descreveu suas motivações como não sendo de vingança, mas de “responsabilidade”.

Além disso, ele compartilhou os conselhos de sua esposa, Meghan Markle, que o orientou a “apenas se apegar à verdade”. O livro causou repercussão por suas alegações chocantes, incluindo uma briga física com seu irmão, o príncipe William, e a exposição de questões familiares delicadas.

Repercussões do livro *Spare*

A autobiografia do príncipe Harry, de 416 páginas, apresentou várias afirmações impactantes sobre a dinâmica familiar real. Uma delas acusou William de agredi-lo de forma física. Harry disse: “Ele me agarrou pela gola, rasgando meu colar, e me derrubou no chão”. Além disso, mencionou que seu irmão o ridicularizava por suas crises de ansiedade e que o Rei Charles priorizava seus próprios interesses em detrimento de Harry.

Além do mais, o duque de Sussex fez referências ao uso de substâncias como cocaína, maconha e cogumelos alucinógenos, enquanto também expressava sua paixão pela série *Friends*. O livro rapidamente se tornou o mais vendido na ficção não narrativa no Reino Unido, após seu lançamento pela Penguin Random House em janeiro de 2023.

Após sua recente visita de quatro dias ao Reino Unido, Harry parece estar se esforçando para reintegrar sua família. Uma fonte real declarou que essa visita pode ser um passo positivo para que Harry, Meghan e seus filhos voltem a ser parte de uma “família mais funcional”.

Preparando o caminho para reconciliação

O Rei Charles está claramente interessado em restaurar seu relacionamento com Harry e deseja passar mais tempo com seus netos, Archie e Lilibet, que não vê há três anos. Um informante comentou: “Ficou claro que Harry agora se arrepende de algumas de suas ações. Ele quer restabelecer seu relacionamento com sua família e com o povo do Reino Unido”.

Harry também completou sua viagem visitando uma instituição de caridade em homenagem à sua mãe, Diana, no dia seguinte a seu reencontro com o Rei. Seu porta-voz expressou otimismo quanto à visita, afirmando que ele “amava estar de volta ao Reino Unido, revendo amigos e apoiando causas que lhe são importantes”.

Por fim, a viagem terminou com um evento relacionado ao *Diana Award*, em Londres, em um esforço para promover o legado de sua mãe e fortalecer os laços familiares.

Link da fonte

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes