Antes de ser eleito Papa Leo XIV, o então Bispo Robert Prevost costumava celebrar seu aniversário em Chiclayo, Peru, com ações de simplicidade, proximidade e comunidade, recordam fiéis e grupos devotos que compartilharam esses momentos durante seus anos como bispo da diocese.
Memórias de celebrações humildes e emocionais
O padre Jorge Millán, que trabalhou de perto com Prevost em Chiclayo, relembrou o estilo sóbrio dessas datas: “Costumávamos nos reunir como uma família com o bispo: almoço, o clássico bolo, cantar ‘Parabéns a Você’… Era uma tarde agradável, nada demais, mas ele voltava ao trabalho após isso”, contou à ACI Prensa, parceiro de notícias em espanhol da CNA.
Segundo ele, pela manhã, o bispo recebia cumprimentos de instituições e escolas locais, e à tarde celebrava uma missa de aniversário na catedral.
“Era a celebração solene com os fiéis. Tudo era bastante simples, mas ao mesmo tempo muito emocionante, porque ele acolhia esses gestos com alegria”, destacou Millán.
Surpresas e gestos de afeto na comunidade
Janinna Sesa Córdova, ex-diretora da Cáritas de Chiclayo, recorda com carinho uma surpresa preparada pela equipe de voluntários: “Um ano, fizemos ele acreditar que estávamos procurando por ele por uma questão emergencial. Quando chegou, lhe surpreendemos com balões, um grande cartão e um bolo. Ele ficou realmente surpreso, não esperava por isso.”
Ainda, o grupo “Milagre Eucarístico 1649 Peru” guarda boas recordações. Seu coordenador, Jesús León Ángeles, destacou especialmente 14 de setembro de 2022, durante a pandemia de COVID-19, quando as autoridades decretaram quarentena nacional: “Le levamos um bolo com a sua imagem e o desenho do futuro Santuário Eucarístico de Eten. Quando nos viu, começou a aplaudir com um sorriso e disse: ‘Muito obrigado, vamos seguir juntos nesse caminho’.”
Respeito e simplicidade na vida cotidiana
Todo 14 de setembro, data do aniversário do Papa Leo XIV, coincide com a festa do Senhor em Cativeiro, uma devoção local. Como relembrou Millán, “ele nunca colocou seu aniversário acima; participava fielmente da celebração e preferia permanecer discreto nesse sentido”.
Essa afeição é manifestada hoje em Roma. César Fernández, presidente da Associação Jesus de Nazaré em Cativeiro de Monsefú-Roma, anunciou que neste 2025 irão levar uma grande faixa com a mensagem “Feliz aniversário, Santo Padre Leo XIV. Chiclayo e Monsefú aguardam você”, além de músicas e danças tradicionais. “Para nós, é uma forma de retribuir o carinho que ele semeou em nossa terra.”
Humildade e fraternidade na rotina diária
Testemunhos concordam que, tanto em Chiclayo quanto em outros lugares, o Papa Leo XIV nunca buscou o protagonismo. Preferia compartilhar a mesa — com cabrito, pato e arroz, ou sua sobremesa favorita, torta de limão — e celebrar com a comunidade de maneira fraternal.
“Ele se caracterizava pela sua simplicidade. Comia o que lhe ofereciam, ia de carro até as paróquias e se sentava com as pessoas para admirar as estrelas. Sempre transmitia proximidade e humildade”, recorda Jesús León Ángeles.
Este relato confirma que, em suas ações e modos de vivenciar a fé, Papa Leo XIV deixou uma marca de simplicidade e amor ao próximo, valores que continuam a ser lembrados e celebrados na sua terra natal.
Esta reportagem foi publicada originalmente pela ACI Prensa, parceira de notícias em espanhol da CNA. Foi traduzida e adaptada pela CNA.