Brasil, 13 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Corpo de Bombeiros registra 900 ocorrências de incêndio no Piauí

O Corpo de Bombeiros Militar do Piauí (CBMEPI) registrou 900 ocorrências de incêndio em vegetação este ano. O Governo do Estado, por meio da parceria de órgãos como Defesa Civil, CM-Bio, Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e prefeituras municipais, intensificou o combate a queimadas.

De acordo com o Corpo de Bomeiros, nas duas primeiras semanas de setembro, as cidades de Monsenhor Gil, Ribeiro Gonçalves, Nazária e a capital Teresina foram atingidas com incêndios de média e grandes proporções, com prejuízos para o meio ambiente e para moradores de comunidades rurais.

O Corpo de Bombeiros informou que equipes dos oito grupamentos espalhados pelo estado são mobilizadas, atuando com agilidade para controlar o fogo em áreas urbanas e rurais. Além do trabalho de combate direto, o CBMEPI tem reforçado suas estratégias de prevenção e conscientização. A instituição realiza palestras em escolas e comunidades, buscando educar a população sobre os riscos das queimadas.

“Embora nossas campanhas mostrem que a maioria desses incêndios em vegetação, também conhecidos como fogo no mato, sejam de autoria humana, as pessoas insistem em não atentar para a gravidade dessa prática, que se configura no nosso estado como crime ambiental. Temos reunido nossos efetivos, criado estratégias para atender as cidades mais distantes, realizado palestras em escolas e comunidades. E em meio a tudo isso, a população precisa nos ajudar, se conscientizar e não fazer queimadas nem na cidade e nem no interior”, alerta a Relações Públicas do CBMEPI, Najra Nunes.

Em agosto, os atendimentos apuraram centenas de chamadas somente para incêndios, principalmente nas três primeiras semanas do mês passado. As tabelas trazem ocorrências relacionadas a incêndios em lixões e em vegetação, tanto na capital, Teresina, quanto nos demais municípios com sede do CBMEPI instalada no local:

TERESINA

Ocorrências de fogo em vegetação:
1ª semana: 229

2ª semana: 284

3ª semana: 100

4ª semana: 1

Total: 614

Ocorrências de fogo em lixão:

1ª semana: 3

2ª semana: 9

3ª semana: 4

4ª semana: 1

Total: 17

Chamadas – fogo em vegetação

1ª semana: 191

2ª semana: 228

3ª semana: 82

4ª semana: 1

Total: 502

Total de chamadas em Teresina relacionadas a todos os tipos de incêndios: 2.011

De acordo com o COB, na Capital, de todas as ocorrências registradas para a modalidade de incêndio em mata seca, a cada semana a variação de atendimentos concretos chega a atingir a média entre 45 e 60 atendimentos, os quais são atendidos por completo. No final do mês, isso representa uma média total de cerca de 160 atendimentos relacionados a incêndios em vegetação.

  • Total de ocorrências com fogo em vegetação em todo o estado, em agosto: 840
  • Chamadas – fogo em vegetação em Teresina em agosto: 502
  • Chamadas para todo tipo de incêndios (urbano, veicular, fogo em lixo/ entulhos /terrenos baldios) Teresina: 2.011

Enquanto isso, segue a quantidade de ocorrências registradas pelos quartéis do CBMEPI:

Total – Ocorrências – Período: Agosto

Teresina: 614
Picos: 85
Piripiri: 51
Floriano: 50
Parnaíba: 46
Esperantina: 14
Oeiras: 20
São Raimundo Nonato: 20

TOTAL: 900 Ocorrências de fogo em vegetação registradas

Da Redação

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes