Brasil, 13 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Governo identifica novas drogas em circulação no Brasil

Três drogas inéditas foram encontradas no país, incluindo um opióide sintético e gomas de cogumelos mágicos importadas.

O Governo Federal brasileiro anunciou a identificação de três novas substâncias psicoativas que estão em circulação no país. Segundo o Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR), duas dessas drogas foram encontradas em um produto industrializado vindo do exterior chamado Magic Mushroom Gummies (“gomas de cogumelos mágicos”), da marca TRE House. Embora sejam novidades no Brasil, essas substâncias já haviam sido detectadas em outros países, como Chile, Canadá e Bélgica.

Novas substâncias à vista

A terceira substância identificada é o N-pirrolidino protonitazeno, um opióide sintético que se enquadra na categoria dos Nizatenos, e foi detectada nos exames de um usuário em Campinas, no estado de São Paulo. Essa substância já havia sido registrada em países como Canadá, França e Alemanha.

O SAR agiu rapidamente, incluindo as três substâncias nos controles nacionais apenas 19 dias após a notificação de sua circulação no Brasil. Esse tempo de resposta é considerado ágil e eficaz, especialmente para auxiliar na formulação de políticas públicas voltadas para o controle de drogas e no monitoramento das tendências de consumo dessas substâncias. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) também já proibiu a comercialização das novas drogas, incluindo-as na lista de psicotrópicos proibidos.

Importância do Sistema de Alerta Rápido

Marta Machado, Secretária Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos, enfatizou a importância do sistema de alerta. “Com o SAR, reforçamos o controle das substâncias que circulam, e isso é fundamental tanto do ponto de vista do enfrentamento aos mercados ilegais, quanto do ponto de vista da prevenção no campo da política sobre drogas”, afirmou Marta.

O que é o Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR)

O Sistema de Alerta Rápido sobre Drogas (SAR) é uma rede multidisciplinar que tem como responsabilidade monitorar a emergência e a circulação de novas substâncias psicoativas no Brasil. As drogas que representam ameaças à saúde e à segurança pública são rapidamente identificadas, gerando alertas e documentos científicos sobre a questão. O SAR faz parte do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) e foi criado em 2021, inicialmente em caráter experimental.

O sistema está integrado ao Sistema Nacional de Políticas sobre Drogas (Sisnad) e gerenciado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e Gestão de Ativos (SENAD). Em 2024, o ministério anunciou a institucionalização do SAR, ampliando seu comitê para incluir representantes do Ministério da Saúde, pesquisadores e organizações da sociedade civil. A partir de 2025, o SAR foi vinculado permanentemente ao Observatório Brasileiro de Informações sobre Drogas (Obid).

Com a detecção de novas substâncias como essas, é possível que o Brasil enfrente desafios e necessite de novos protocolos para garantir a segurança da população e a eficácia nas políticas de saúde pública. O monitoramento contínuo e a rápida resposta de órgãos governamentais representam um passo importante no combate ao tráfico de drogas e ao consumo de substâncias prejudiciais.

O SAR continuará a monitorar esse cenário, buscando sempre garantir a saúde e a segurança pública, além de colaborar na elaboração de políticas efetivas para o combate ao uso de novas drogas no país.

Source link

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes