Brasil, 11 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Charlie Kirk era vítima de ataque armado após debate sobre violência com armas

O ativista conservador Charlie Kirk foi atingido por disparo durante evento na Utah Valley University, após questionamento sobre violência armada

Charlie Kirk, conhecido ativista e fundador do grupo conservador Turning Point USA, foi baleado nesta quarta-feira, durante uma palestra na Utah Valley University, aos 31 anos. Vídeos do incidente mostram Kirk falando momentos antes de ser atingido por um tiro na cabeça, após uma discussão envolvendo armas de fogo.

Momento da pergunta e resposta antes do ataque

Segundo a CNN, Kirk respondeu a uma pergunta sobre violência com armas de fogo pouco antes de ser atingido. Uma pessoa na audiência perguntou quantos americanos transgêneros foram autores de tiroteios em massa nos últimos dez anos. Kirk respondeu: “Too many”, recebendo aplausos do público.

Na sequência, o mesmo participante questionou sobre outros tiroteios em massa no país, e Kirk respondeu, “contando ou não contando gangues?”. Minutos depois, foi atingido por um disparo, aparentemente no pescoço, enquanto conversava sobre o tema de arma de fogo.

Reação do público e relato de testemunhas

As cenas de pânico se desenrolaram rapidamente, com pessoas no local gritando “Run, run, run!”. Uma testemunha disse à CNN que inicialmente pensou que o tiroteio fosse uma espécie de ato ou performance, dada a natureza da conversa antes do incidente.

Reação política e contexto

O ex-presidente Donald Trump, aliado próximo de Kirk, declarou que o ocorrido foi “um momento sombrio para a América”, reforçando a gravidade do ataque e o debate sobre violência armada no país. Autoridades ainda investigam as motivações do atirador.

Impacto e próximas etapas

A Universidade e órgãos de segurança informaram que o agressor foi detido e que procedimentos de apoio às vítimas estão em andamento. A comunidade racial e política americana continuará acompanhando o caso, que reacende debates sobre segurança em eventos públicos.

Mantê-lo-emos informados com novas atualizações à medida que as investigações avançarem.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes