Brasil, 11 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Quando atores parecem demasiado modernos para papéis históricos

Veja exemplos de atores cujo visual moderno quebra a imersão em filmes e séries de época, por causa de maquiagem, estilo ou cirurgias estéticas.

Você já ouviu falar de “iPhone face” — expressão usada para descrever quando atores parecem muito modernos para suas personagens de época, muitas vezes por escolhas de maquiagem, cabelo ou procedimentos estéticos como Botox ou veneers. Recentemente, a escolha de Margot Robbie e Jacob Elordi para um filme de “Wuthering Heights”, ambientado no século XVIII, gerou debates sobre essa questão, com muitas pessoas achando os dois “glossy e glamourosos” demais para o período.

Exemplos de aparições desconectadas de épocas passadas

Embora a produção de “Bridgerton” seja conhecida por sua licença artística, a maquiagem bastante moderna das personagens Penelope (Nicola Coughlan) e Eloise (Claudia Jessie) acaba distraindo quem assiste, rompendo a sensação de época.

Na quarta temporada, um teaser revelou Sophie Baek (Yerin Ha) usando bikinis com marcas de bronzeamento, algo impossível na época retratada, gerando a discussão sobre anacronismos na produção. Leia mais aqui.

Fatores que quebram a imersão

Na adaptação de “Persuasion” (2022), baseada na obra de Jane Austen, Dakota Johnson apareceu com um franjão que pareceu fora de época, assim como Emma Watson em “Little Women” (2019) usava uma franja lateral bastante moderna, ambientado na década de 1860.

Já na série “1923”, Michelle Randolph chamou atenção com uma aparência de “Instagram face”, que destoou do cenário do início do século XX. Debate aqui.

Jessica Biel, em “The Illusionist” (1900s), também foi apontada por alguns fãs como tendo um visual anacrônico, assim como Nicole Kidman em “The Northman”, ambientado na Era Viking.

Sorrisos, dentes e detalhes modernos na história

Em “The Last Duel” (2021), Jodie Comer exibia dentes claros e perfeitos — algo inédito na época medieval retratada na trama. Já em “Daisy Jones & The Six”, Sam Claflin tinha um sorriso “demasiado perfeito” para os anos 1970. Sobre “Game of Thrones”, Emilia Clarke e Natalie Dormer também apostaram em maquiagens modernas, incluindo cílios volumosos e contorno marcante, que destoam do visual de época.

Você consegue pensar em outros exemplos?

Sabemos que o visual das celebridades evolui ao longo dos anos, e muitas vezes maquiagem, procedimentos estéticos ou escolhas de styling acabam por parecer incompatíveis com a época. Muitas vezes, os atores parecem ter feito um upgrade para parecer mais jovens ou glamourosos, mesmo que isso comprometa a autenticidade do personagem.

Por exemplo, há especulações de que Sam Claflin tenha feito alterações nos dentes, com comparação antes-e-depois viralizando online. O debate sobre o impacto de procedimentos estéticos na imersão ainda é bastante presente. Veja o vídeo aqui.

E você, consegue lembrar de outros casos em que a estética moderna ou procedimentos atrapalharam uma narrativa de época? Compartilhe nos comentários!

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes