Brasil, 11 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Advogado com mesmo nome de Mark Zuckerberg tem contas no Facebook repetidamente desativadas

Homem em Indiana acusa Facebook de negligência após ter contas suspensas por usar o mesmo nome do fundador da Meta

Um advogado de Indiana, nos Estados Unidos, que compartilha o nome com Mark Zuckerberg, fundador da Meta, enfrenta problemas com o Facebook, que desativou suas contas várias vezes. O profissional, que atua há 38 anos na área, afirma que o sistema entende que ele está se passando pelo empresário e, por isso, suas contas foram bloqueadas ao menos cinco vezes.

Ele era o único Mark Zuckerberg… até que o outro apareceu

“Somos as únicas duas pessoas com esse nome que consigo encontrar”, afirmou o advogado a uma emissora de televisão local do estado de Indiana. Segundo ele, todas as suas tentativas de uso da plataforma são frustradas, já que o sistema de segurança interpreta suas ações como tentativa de fraude, por se tratar de alguém com o mesmo nome do fundador do Facebook.

Problemas com contas e anúncios

O advogado revelou que, apesar de pagar € 9.500 (mais de R$ 60 mil na cotação atual) em anúncios no Facebook, suas contas são canceladas imediatamente. Ele afirma ainda que, assim como seus concorrentes, precisa anunciar na plataforma para manter seu negócio ativo. “Eles pegam meu dinheiro e depois fecham minha conta”, reclama.

A defesa e a resposta do Facebook

Segundo o próprio Facebook, a conta do advogado foi restabelecida após o incidente. A empresa declarou que está tomando medidas para evitar que novos erros aconteçam. Em nota, o Facebook afirmou: “Agradecemos a paciência do Sr. Zuckerberg e estamos trabalhando para evitar que isso aconteça novamente no futuro”.

A chave está no segundo nome

Em comunicações internas enviadas ao advogado, o Facebook alegou que o sistema o acusou de não usar seu “nome verdadeiro”. Entretanto, ele apresentou documentos comprobatórios, incluindo cartão de identidade, cartões de crédito e fotos, que demonstram tratar-se de alguém chamado Mark Steven Zuckerberg. Mesmo assim, suas contas continuaram sendo suspensas sistematicamente.

Mais sobre o caso e a confusão de nomes

O advogado criou uma página na internet explicando os transtornos causados pelo compartilhamento do nome com o fundador do Facebook. Ele relata que recebe mais de 100 solicitações de amizade por dia, muitas delas por engano, além de ter sido processado pelo estado de Washington por erro de identidade, sob a suspeita de tentar prejudicar um adulto que precisava de assistência.

Você pode ler mais detalhes sobre o caso nesta matéria completa.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes