Brasil, 9 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Balcão virtual de informações do Aeroporto de Teresina já realizou cerca de 1.500 atendimentos

O Aeroporto de Teresina, administrado pela Motiva, passou a contar desde 2024 com totens interativos no lugar dos tradicionais balcões de informações. Em um ano e meio de operação, o equipamento já realizou cerca de 1.500 atendimentos, comprovando a eficiência e a aceitação da nova tecnologia entre os passageiros.

O atendimento é feito por videoconferência com uma equipe centralizada na sede da Motiva, em São Paulo. Os profissionais são treinados para oferecer suporte ágil, empático e acessível, garantindo um padrão elevado de qualidade em 16 aeroportos sob gestão da empresa, nas cinco regiões do país.

O projeto, desenvolvido internamente pela equipe de tecnologia da Motiva, é pioneiro no setor aeroportuário brasileiro. Além de modernizar a experiência do usuário, o modelo permitiu a realocação dos antigos atendentes para outras funções, otimizando e trazendo mais eficiência para atuação da equipe. Os atendentes dos totens passaram por capacitação específica, incluindo formação em Libras e os atendimentos são realizados em português, inglês e espanhol, ampliando a acessibilidade do serviço.

O design intuitivo dos totens, com tela sensível ao toque e fone acoplado, facilita o uso até mesmo por quem não tem familiaridade com tecnologia. Muitos passageiros interagem com o equipamento pela primeira vez movidos pela curiosidade, e acabam se surpreendendo positivamente com a experiência.

Segundo Angelica Werneck, gestora de Experiência do Cliente da Motiva, o sistema tem superado expectativas.

“Já estamos com aproximadamente 1.500 atendimentos no Aeroporto de Teresina e os feedbacks são, no geral, positivos. Nosso objetivo era elevar o padrão dos atendimentos, mesmo sem o balcão físico, fazendo uso de tecnologia sem, contudo, perder o cuidado humanizado. E conseguimos. Estamos constantemente aprimorando a solução e estudamos novas funcionalidades para breve”, afirma

A substituição dos balcões físicos pelos totens exigiu autorização especial da ANAC, já que o serviço de prestação de informações aos passageiros é uma exigência regulatória. A Motiva demonstrou que o novo formato oferece uma experiência tão completa e acolhedora quanto a tradicional, com vantagens como padronização, controle de qualidade e escalabilidade.

Com informações da Ascom

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes