O bispo de Assisi, Domenico Sorrentino, enviou uma mensagem de encorajamento aos jovens pouco antes da canonização de Carlo Acutis, que acontecerá neste domingo (7) na Praça de São Pedro, no Vaticano. Na mensagem publicada na quarta-feira (5), o prelado ressaltou a importância de seguir o exemplo do jovem italiano, considerado o primeiro millennial a ser santo na Igreja Católica.
Mensagem do bispo de Assisi aos jovens
“Queridos fiéis e jovens amados, deixem-se guiar por Carlo, sigam seu exemplo, trilhem seus passos, porque é o caminho correto, aquele que leva a Jesus e, por consequência, ao amor e à alegria”, afirmou Sorrentino na mensagem enviada às vésperas da celebração de canonização. Ele destacou que “hoje mais do que nunca precisamos de exemplos positivos, histórias de vida exemplares que ajudem nossos filhos a não se deixarem levar por imagens desconfortáveis, exemplos violentos e modas passageiras”.
O bispo também enfatizou a importância de viver uma vida normal, centrada em Jesus, e convidou os pais a ajudarem seus filhos a descobrir a santidade de Carlo. “Carlo nos ensina a viver uma vida plena, colocando Jesus no centro”, disse.
Caminho de vida e legado de Carlo Acutis
Nascido em 3 de maio de 1991, Carlo Acutis teve uma infância marcada por um profundo amor a Deus e uma devoção especial às provas de milagres eucarísticos, que ele compilou em uma exposição digital acessível online. Apesar de sofrer de leucemia, faleceu em 12 de outubro de 2006, aos 15 anos, e foi beatificado em 10 de outubro de 2020.
Segundo o Vaticano, a canonização de Carlo será realizada neste domingo às 10h, com o Papa Leo XIV presidindo a missa na Praça de São Pedro. O acontecimento reúne milhares de fiéis, incluindo uma caravana de aproximadamente 800 peregrinos de Assisi, que viajaram de trem acompanhados por voluntários, religiosos e sacerdotes, liderados pelo reitor do Santuário da Dispossession, Padre Marco Gaballo.
Relíquias e celebrações em Assisi
O Diocese de Assisi anunciou que a relíquia do coração de Carlo Acutis será levada à Praça de São Pedro durante a cerimônia de canonização, tornando-se o primeiro milênio a alcançar a santidade na Igreja Católica. Além disso, outra relíquia será entregue ao Papa durante a celebração.
No dia seguinte à canonização, 8 de setembro, será realizada uma missa de ação de graças em Assisi, na Basílica de Santa Maria Maior, presidida pelo próprio Sorrentino, com presença de familiares, incluindo os pais de Carlo, e autoridades civis. A Igreja também informou que, até o momento, cerca de 630 mil peregrinos visitaram o Santuário da Dispossession neste ano, refletindo a grande devoção que Carlo Acutis inspira atualmente. Em 2024, a cifra de visitantes quase alcançou um milhão.
Este reconhecimento crescente confirma o impacto que a vida de Carlo tem exercido especialmente sobre a juventude, que busca na sua trajetória um exemplo de fé, simplicidade e alegria cristã.