Pier Giorgio Frassati, nascido em 6 de abril de 1901 na Itália, será declarado santo neste domingo (7) pelo Papa Leo XIV, no Vaticano, em uma cerimônia que celebra a sua trajetória de fé e dedicação aos pobres. Aos 24 anos, o jovem passou a ser referência de virtude, juventude e solidariedade em todo o mundo católico.
Fatos marcantes da vida de Pier Giorgio Frassati
1. Infância marcada por atos de caridade
Apesar de ter sido criado por pais agnósticos, Frassati demonstrava sua compaixão desde criança. Em uma ocasião, ao abrir a porta e encontrar uma mãe com um filho sem sapatos, ele entregou seus próprios sapatos ao menino.
2. Dedicação à Eucaristia desde cedo
Participante assíduo do Escapulário de Nossa Senhora e fundador de movimentos de oração, Frassati obteve permissão para receber comunhão diariamente, uma prática pouco comum na época.
3. Uma personalidade divertida
Conhecido entre seus amigos como “Il Terrore” (“O Terror”), por causa de suas brincadeiras, Frassati também tinha um lado brincalhão e alegre.
4. Trabalho social com os pobres
Ele se envolveu com a Sociedade de São Vicente de Paulo aos 17 anos, cuidando de indigentes, doentes e ex-soldados, dedicando seu tempo à ajuda aos mais necessitados.
5. Ativismo contra fascismo
Durante a juventude, Frassati se opôs veementemente ao fascismo de Benito Mussolini, chegando a ser preso por protestar com a Associação Católica Operária em 1919.
6. Generosidade radical
Famoso por doar tudo o que tinha, ele usava o dinheiro do transporte público para ajudar os pobres e voltava a pé para casa, para não perder a oportunidade de ajudar alguém.
7. Amante das montanhas
Além de ser um escalador experiente, viajava frequentemente às montanhas, onde orava e refletia sobre a fé, relacionando sua paixão pelo cenário natural com sua vida cristã.
8. Um lema que se tornou símbolo
Após sua última escalada, Frassati escreveu numa foto: “Verso L’Alto” (“Para as alturas”), frase que virou símbolo de esperança e busca espiritual.
9. A morte por poliomielite
Em 1925, foi vítima da doença, que provavelmente contraiu entre os morros de Turim. Mesmo enfermo, preocupava-se com os que ainda precisavam de ajuda, e faleceu em 4 de julho daquele ano.
10. Processo de beatificação
Papa João Paulo II o beatificou em 1990, ressaltando seu exemplo de alegria e fé como “homem das bem-aventuranças” e “santo dos jovens”.
11. Uma homenagem da irmã
Na biografia de Luciana Frassati, ela descreve seu irmão como “o melhor exemplo do jovem cristão: puro, feliz e entusiasmado com o que é bom e belo”.
12. Patrono dos jovens
Popular entre jovens e estudantes, Frassati é reconhecido como padroeiro de jovens católicos, montanhistas, grupos juvenis e participantes da Jornada Mundial da Juventude.
Esta história foi originalmente publicada em 4 de julho de 2021 e atualizada em 5 de setembro de 2025.