Brasil, 6 de setembro de 2025
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Mota-Engil conquista leilão do túnel Santos-Guarujá

A empresa portuguesa Mota-Engil, que atua em diversos setores de infraestrutura, venceu o leilão para construir o primeiro túnel submerso da América Latina.

Criada em 1946, a Mota-Engil é uma companhia portuguesa que opera em 21 países e três continentes. Em 2012, adquiriu metade da Empresa Construtora Brasileira (ECB) e, neste ano, passou a controlar a sua totalidade, rebatizando-a como Mota-Engil Brasil. O CEO global da empresa é Carlos Mota Santos.

Projeto do túnel Santos-Guarujá e sua importância

Após o resultado do leilão realizado nesta sexta-feira, Manoel Antonio Fonseca Vasconcelos Mota, vice-presidente da Mota-Engil Latam-Portugal, destacou a relevância da obra. Segundo ele, o túnel “é uma infraestrutura fundamental para o estado de São Paulo, para o Porto de Santos e para o Brasil”.

O túnel Santos-Guarujá será o primeiro do tipo submerso do Brasil e o maior da América Latina. Com recursos dos governos federal e estadual, a nova travessia promete aliviar o tráfego na Rodovia Cônego Domênico Rangoni e nas balsas, que atualmente são as únicas alternativas para o transporte entre as duas cidades.

Benefícios e detalhes do projeto

A conclusão do túnel permitirá reduzir o tempo de viagem entre Santos e Guarujá de até uma hora para menos de cinco minutos. A obra proporcionará passagens para pedestres, ciclistas, faixas exclusivas para VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e espaço para veículos leves e pesados.

De acordo com as informações disponíveis, o projeto conta com recursos do governo federal e do governo estadual, além de incluir infraestrutura para diferentes modais de transporte, promovendo maior mobilidade urbana na região.

Projetos da Mota-Engil no Brasil

Além do túnel Santos-Guarujá, a Mota-Engil atua em outros projetos de grande impacto no Brasil, como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador (BA) e a ampliação da Rodovia Castello Branco, em São Paulo. A companhia também trabalha em projetos de engenharia rodoviária, ferroviária,industrial, aeroportuária, na mineração, mobilidade urbana e óleo e gás.

Perspectivas futuras

Segundo o vice-presidente Manoel Mota, a obra terá grande impacto na mobilidade da Baixada Santista, contribuindo para o desenvolvimento econômico da região e integrando ainda mais o Porto de Santos ao interior paulista. A expectativa é que a construção do túnel fortaleça a presença da Mota-Engil no Brasil e impulsione novos investimentos em infraestrutura.

Para mais detalhes sobre o processo de leilão, acesse a matéria completa no GLOBO Economia.

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