Brasil, 5 de setembro de 2025
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Mota-Engil vence leilão do primeiro túnel submerso do Brasil

Obra que ligará Santos a Guarujá deve custar R$ 6,8 bilhões e ficar pronta até 2030, melhorando mobilidade regional.

Nesta sexta-feira (4), a empresa portuguesa Mota-Engil Latam Portugal venceu o leilão para construir o primeiro túnel submerso do Brasil, que conectará Santos ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. O investimento estimado é de R$ 6,8 bilhões e o contrato terá duração de 30 anos, incluindo construção, operação e manutenção da estrutura.

Detalhes do projeto do túnel Santos-Guarujá

Depois de quase um século de debates, a obra finalmente saiu do papel, sendo considerada uma das maiores do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O projeto inclui 1,5 km de extensão, dos quais cerca de 870 metros serão submersos sob o canal marítimo entre as duas cidades.

Como será a construção do túnel

Segundo o Ministério de Portos e Aeroportos, a técnica adotada envolverá blocos de concreto pré-moldados, que serão transportados por flutuação e afundados na localização exata, por meio de processos controlados. A tecnologia é indicada pelo solo da região, composto por argilas moles e sedimentos fluviais, que dificultariam escavações tradicionais.

O procedimento inclui preparação do leito, transporte dos blocos, afundamento controlado e revestimento final do túnel com uma camada de pedras que garantirá proteção contra impactos. A previsão de conclusão é até 2030, e a obra visa facilitar o trânsito de veículos de passeio, transporte público, caminhões, bicicletas e pedestres, atualmente dependentes de balsas e barcos.

Impactos e vantagens da obra

A construção do túnel submerso trará benefícios ambientais e urbanos, pois limitará desapropriações, reduzirá o impacto visual e acelerará o processo, em comparação às túneis escavados em rocha, como os de metrô. Além disso, evitará restrições de tráfego causadas por limitações na Base Aérea de Santos e pelo movimento intenso de navios no canal portuário.

Crítica e expectativa

O projeto, considerado emblemático, foi discutido pela primeira vez em 1927. Sua retomada ocorreu com o lançamento do edital pelo governo federal neste começo de ano, em parceria com o governo de São Paulo. As principais campanhas políticas, tanto de Lula quanto de Tarcísio de Freitas, destacaram a importância da obra, embora o vínculo político entre eles tenha gerado some polêmicas.

Etapas e cronograma da construção

O processo será dividido em três etapas principais: preparação do leito com escavação e concretagem, transporte e afundamento dos módulos, e reforço final com pedras. O período de obras será monitorado continuamente para assegurar segurança e precisão, com previsão de término em 2030.

Para mais detalhes, acesse o material completo do G1.

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