Brasil, 2 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leo XIV apoia o Dia Mundial de Oração pela Criação

Papa Leo XIV reforçou a importância da proteção ao meio ambiente e do cuidado com a criação no Dia Mundial de Oração pela Criação, comemorado em 1º de setembro

O Papa Leo XIV manifestou seu apoio à celebração do Dia Mundial de Oração pela Criação, realizada nesta segunda-feira, 1º de setembro, uma iniciativa ecumênica incentivada pelo Papa Francisco. Durante sua mensagem do Angelus no domingo, 31 de agosto, ele destacou a relevância do tema deste ano, “Sementes de Paz e Esperança”.

Histórico e significado do dia de oração

Instituído pelo Papa Francisco em 2015, o Dia de Oração pela Criação é uma celebração universal na Igreja Católica, com raízes em tradições cristãs anteriores, desde 1989. A data marca o início de um mês dedicado à “Estação da Criação”, que termina em 4 de outubro, dia de São Francisco de Assis.

“À semelhança do ‘Cantico do Irmão Sol’ de São Francisco, louvamos a Deus e renovamos nosso compromisso de cuidar da nossa casa comum”, afirmou o Papa Leo XIV na mensagem do dia 31 de agosto. Ele reforçou a necessidade de uma ação coletiva para preservar o meio ambiente diante dos inúmeros desafios atuais.

Críticas à exploração e à destruição da natureza

Na sua mensagem, o pontífice alertou para a forma como a destruição ambiental afeta sobretudo os mais pobres e marginalizados. “Quando a justiça e a paz são violadas, os prejuízos recaem sobre os mais vulneráveis, excluídos e excluídas”, disse Leo XIV. Ele também criticou a redução da natureza a uma mercadoria para interesses econômicos ou políticos, destacando que “isso transforma a criação de Deus em um campo de batalha por recursos vitais”.

Segundo o Papa, essas feridas na criação são fruto do pecado e vão contra o que Deus planejou ao confiar o mundo aos homens e às mulheres criados à sua imagem.

Medidas e iniciativas na Igreja

Em julho, Leo XIV aprovou novas orações durante a missa voltadas ao cuidado com a criação, inspiradas na encíclica Laudato Si’, de 2015, que completa dez anos em 2025. Alguns bispos já planejam celebrar a “Missa pela Cuidado da Criação”, uma missa especial com textos litúrgicos específicos para o dia, incluindo o bispo Gerardo Alminaza, presidente da comissão de ação social da Conferência Episcopal das Filipinas, que destacou a popularidade da data no país.

Tradição e compromisso ecumênico

De acordo com o movimento “Festa da Criação”, que coordena iniciativas ecumênicas, o Dia da Criação tem raízes na liturgia ortodoxa do século V e visa louvar a Deus como criador, recordar o mistério da criação em Cristo e inspirar os fiéis a cuidarem do mundo criado.

“Este dia nos convida a louvar a Deus como criador e a refletir sobre o nosso papel na preservação da criação”, comentou um porta-voz do movimento. A iniciativa reflete um esforço global por fortalecer a responsabilidade de todos na proteção do meio ambiente, em consonância com o ensinamento cristão.

Para saber mais, acesse a fonteoriginal.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes