Brasil, 2 de setembro de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Pope Leo XIV convoca à unidade e humildade na abertura do capítulo geral dos Augustinos

O Papa Leo XIV destacou a importância da escuta, humildade e unidade durante missa de abertura do capítulo dos Augustinos em Roma

Nesta segunda-feira, o Papa Leo XIV celebrou a Missa de abertura do capítulo geral da Ordem de Santo Agostinho na Basílica de Santo Agostinho, em Roma. Na cerimônia, o pontífice fez um apelo à comunidade religiosa para que se deixe guiar pelo Espírito Santo durante os dias de discernimento, que vão até o dia 18 de setembro.

Papa Leo XIV reforça foco na escuta e comunhão

Cerca de 100 padres agostinianos de diferentes partes do mundo participaram da missa, que contou também com religiosas de ordens agostinianas, embora elas não façam parte oficialmente do capítulo. O Papa convidou as freiras a rezar pelo “dom do Espírito Santo” e pelo “dom da escuta” em benefício da assembleia.

Durante a homilia, o Papa, vestido com vestimentas vermelhas por ocasião do votivo ao Espírito Santo, pediu aos religiosos que se concentrem na “escuta, humildade e unidade” em suas orações e no processo de discernimento do capítulo.

A importância do Espírito Santo na unidade dos fiéis

“O Espírito Santo fala, hoje como no passado”, afirmou Leo XIV, lembrando que esse fala no “interior do coração” e através dos irmãos e circunstâncias da vida. “Por isso, é imprescindível que o ambiente do Capítulo seja de escuta: de escuta a Deus e aos outros”, completou.

Inspirado nos ensinamentos de Santo Agostinho, o pontífice destacou a necessidade de união e colaboração entre os fiéis, ressaltando que a verdadeira comunhão promove o “bem comum”.

“Cada crente fala em todas as línguas, e agora a unidade dos fiéis fala em todas as línguas”, citou Leo XIV, rememorando Santo Agostinho. “E assim, todos os idiomas são nossos, pois somos membros do corpo onde eles se encontram.”

Discurso de humildade e partilha no capítulo

O Papa incentivou seus irmãos a compartilharem o que possuem de forma sincera, com humildade. “Não se pense que alguém tem todas as respostas”, advertiu. “Somente assim o Espírito poderá nos ensinar e nos recordar o que Jesus nos disse, gravando em nossos corações para que seu eco se propague.”

A atuação do Espírito Santo na diversidade

Ao refletir sobre o “milagre de Pentecostes”, Santo Agostinho foi citado por Leo XIV ao afirmar que o Espírito Santo é o “protagonista” que cria unidade na diversidade. “Quando verdadeiramente consentimos na união através da caridade sincera, podemos ter a certeza de que estamos sob a ação do Espírito.”

O pontífice concluiu destacando a relevância de viver esse momento de maneira autêntica, promovendo a comunicação e o entendimento mútuo, em resposta ao dom de luz e graça recebido do Pai do Céu.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes