O filme “The Wizard of the Kremlin”, um thriller político protagonizado por Jude Law no papel de Vladimir Putin, e Paul Dano como Vadim Baranov, seu ex-assessor e braço direito, conquistou uma aclamada ovacionada de 10 minutos no Festival de Cinema de Veneza deste ano.
Ainda que o filme tenha se destacado pela performance de Dano, que sorriu em apreciação ao aplauso, foi o carisma de Law que levou o público a gritar “Bravo!” O ator, vestido com uma jaqueta de smoking branca, sorria e aplaudia durante a ovada, interrompendo-se apenas para abraçar Olivier Assayas, o diretor. Assayas soube interagir com a plateia, escalando cadeiras para abraçar vários membros da equipe de filmagem e descendo as escadas para mostrar sua gratidão pelos aplausos. Enquanto isso, Alicia Vikander, que interpreta Ksenia, o interesse romântico de Baranov, enxugava as lágrimas, emocionada com a recepção.
Sinopse e contexto do filme
Ambientado no início dos anos 90, durante os últimos anos da União Soviética, “The Wizard of the Kremlin” acompanha a trajetória do produtor de reality shows Vadim Baranov, que se torna inesperadamente o assessor de comunicação de Putin, um ex-agente da KGB e promissor político na Federação Russa. Completam o elenco Tom Sturridge e Jeffrey Wright.
Assayas, conhecido por “Personal Shopper”, dirigiu e co-escreveu o longa, que é uma adaptação do romance homônimo de Giuliano da Empoli, publicado em 2022. Embora seja uma narrativa ficcional, a trama possui uma relevância acentuada em meio à contínua invasão em grande escala da Ucrânia pela Rússia, trazendo Putin novamente aos holofotes após sua recente reunião com o então presidente Donald Trump, que buscava construir um acordo de paz entre as duas nações.
Reflexões sobre o impacto da política moderna
“Além das paixões de homens navegando pelos perigosos fluxos da política moderna, vemos a poderosa abertura cinematográfica da história em formação”, comentou Assayas ao anunciar o filme. “É drama; é ação; trata-se de tentar compreender o caos que está transformando nosso mundo de maneiras estranhas e perturbadoras.”
Assayas foi visto pela última vez no Lido com “Wasp Network”, um drama de espionagem lançado em 2019, estrelado por Penélope Cruz, Edgar Ramírez, Ana de Armas e Gael García Bernal. Este ano, Law participou da edição de 2024 de Veneza com o thriller de crime “The Order”, onde interpreta um agente do FBI que investiga um grupo de supremacistas brancos nos anos 80.
Com uma recepção tão calorosa e um enredo que reflete as tensões geopolíticas atuais, “The Wizard of the Kremlin” não apenas entretém, mas também fornece uma nova lente sobre os desafios que moldaram (e ainda moldam) o cenário político mundial. A combinação de performances memoráveis, uma direção habilidosa e uma narrativa relevante promete fazer deste filme um dos grandes destaques do Festival de Cinema de Veneza e, potencialmente, da temporada de prêmios.
Para mais informações, você pode acessar o link da fonte.