Para quem deseja iniciar uma criação de codornas, o Globo Rural recomenda uma cartilha gratuita da Universidade Federal de Viçosa (MG). O material oferece orientações completas sobre a instalação da granja, organização dos galpões e cuidados essenciais com as aves, tanto para produção de carne quanto de ovos. Acesse aqui
Como começar a criar codornas
A cartilha da Universidade Federal de Viçosa é uma excelente referência para quem está iniciando no setor. Ela orienta desde a escolha do local até detalhes sobre alimentação, manejo e cuidados diários. Segundo a publicação, uma instalação adequada e o manejo correto são fundamentais para garantir a saúde e produtividade das aves.
Biofertilizante caseiro para hortas
Além da criação de aves, uma dica valorizada pelo agrônomo Cleiton Oliveira, da Universidade Federal de Lavras (UFLA), é a produção de biofertilizante caseiro. Essa prática, além de econômica, contribui para a sustentabilidade da sua horta ou jardim.
Passo a passo do biofertilizante
Para preparar o biofertilizante, você precisará de um tambor de 200 litros e de alguns ingredientes acessíveis:
- 40 litros de esterco fresco de gado;
- 40 litros de esterco fresco de frango ou cama de galinha;
- 5 kg de cinza peneirada de madeira;
- 5 kg de açúcar cristal;
- 3 kg de termofosfato magnesiano;
- 30 g de ácido bórico;
- 70 g de sulfato de cobre;
- 140 g de sulfato de manganês;
- 60 g de sulfato de zinco.
Misture todos os ingredientes no tambor, complete com água, e deixe fermentar por 40 dias, mantendo o recipiente fechado. Durante o período, mexa a mistura duas vezes por dia na primeira semana e, depois, uma a duas vezes por semana. Após o tempo de fermentação, dilua uma parte da mistura em 9 partes de água e utilize na irrigação das plantas.
A produção de biofertilizante é uma alternativa sustentável para melhorar a fertilidade do solo, promovendo uma agricultura mais orgânica.