A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (29) que o Conselho de Administração da companhia aprovou a indicação de Marcelo Weick Pogliese para integrar o colegiado da estatal. O nome de Pogliese foi sugerido pelo governo na última quarta-feira (27), por meio do Ministério de Minas e Energia (MME).
Pogliese substitui Pietro Mendes no conselho
Ele substituirá Pietro Mendes, que deixou a presidência do conselho para assumir uma diretoria na Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), órgão vinculado ao MME. O conselho de administração é o órgão responsável pela orientação e direção superior da Petrobras, definindo estratégias e políticas da empresa.
O conselho da Petrobras é composto por entre sete e 11 integrantes, incluindo indicações do acionista controlador (governo federal), acionistas minoritários e um representante eleito pelos funcionários da estatal. Além de Pogliese, fazem parte do colegiado o presidente do conselho, Bruno Moretti, a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, e outros membros indicados pelo governo e pelos minoritários.
Currículo de Marcelo Pogliese
Marcelo Pogliese é atualmente secretário especial de Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República e professor efetivo da Universidade Federal da Paraíba. É advogado com pós-doutorado em direito público pela Universidade de Santiago de Compostela, na Espanha, e possui doutorado e mestrado em direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), respectivamente.
Ele ocupou cargos como procurador-geral de João Pessoa, procurador-geral da Paraíba e chefe da Casa Civil do governo da Paraíba. Além disso, foi assessor especial da presidência na Petrobras.
Implicações e próximos passos
A aprovação de Pogliese pelo conselho formaliza sua entrada na composição do órgão de direção da Petrobras, em um momento de reestruturação da estatal. A nomeação reforça a influência do governo na gestão da companhia, que atua como uma das principais empresas do setor de petróleo no país.
A nomeação de Pogliese ainda precisa ser ratificada oficialmente pelo órgão máximo da estatal, e o seu desempenho será acompanhado pelos acionistas e pelo mercado. Especialistas avaliam que sua experiência jurídica pode contribuir para a estratégia de atuação da Petrobras em um cenário de desafios econômicos e regulatórios.
Para mais informações, consulte a reportagem completa no site da Agência Brasil.