Brasil, 28 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

IGP-M de agosto sobe 0,36%, após três meses de queda

Índice que mede a inflação do aluguel volta a ficar positivo em agosto, fechando o mês em 0,36%, após três meses de queda

O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M), conhecido como a inflação do aluguel, apresentou alta de 0,36% em agosto, revertendo o movimento de queda dos meses anteriores, e fechou o mês com o maior valor em três meses. A divulgação foi feita nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getulio Vargas (FGV).

Resultado positivo após três meses de queda

No mês de julho, o IGP-M tinha registrado -0,77%, continuando uma sequência de duas quedas consecutivas em maio (-0,49%) e junho (-1,67%). Com o avanço de agosto, o índice acumulou uma alta de 3,03% nos últimos 12 meses, em comparação ao mesmo período de 2024, quando o índice foi de 0,29% mensalmente e 4,26% no acumulado do ano. Em março de 2025, o indicador alcançou 8,58% de alta.

Componentes e influências do IGP-M

Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA)

O maior peso no cálculo do IGP-M é atribuído ao IPA, que mede a inflação sentida pelos produtores e responde por 60% do índice total. Em agosto, o IPA subiu 0,43%, revertendo a queda de julho (-1,29%). As principais influências de alta vieram do minério de ferro (6,76%), da soja em grão (3,73%) e da banana (15,03%).

Índice de Preços ao Consumidor (IPC)

O IPC, que corresponde a 30% do índice, recuou 0,07% em agosto. Entre os itens que ajudaram a conter a inflação estão a passagem aérea, que caiu 8,56%, a tarifa de eletricidade residencial (-1,97%) e a gasolina (-0,85%). Segundo especialistas, a redução no valor das passagens foi influenciada pelo fim do período escolar, com menor demanda. Quanto à energia, o desconto resultou do Bônus de Itaipu, que beneficiou 80,8 milhões de consumidores, compensando a bandeira tarifária vermelha 2, que adiciona R$ 7,87 na conta de luz a cada 100 Kwh consumidos.

Conforme adiantou a Agência Brasil, a bonificação ajudou a aliviar o impacto da bandeira tarifária vermelha na conta de luz.

Índice Nacional de Custo da Construção (INCC)

O terceiro componente, o INCC, registrou alta de 0,70% em agosto, contribuindo para o aumento do índice geral.

Relevância do IGP-M para contratos imobiliários e tarifas públicas

Conhecido como inflação do aluguel, o IGP-M é utilizado como base para reajustes anuais de contratos imobiliários. Além disso, é referência para o reajuste de tarifas públicas e serviços essenciais. A coleta de preços ocorre em cidades como Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador, considerando o período de 21 de julho a 20 de agosto.

O resultado de agosto sinaliza uma retomada no movimento de alta do índice, após meses de queda, podendo impactar futuras correções de contratos e tarifas.

Para mais detalhes, acesse a matéria completa na Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes