Após Donald Trump anunciar que pensa em enviar a Guarda Nacional de Washington a Chicago — provocando críticas — o governador de Illinois, JB Pritzker, não deixou barato e respondeu com contundência que a ação será enfrentada sob a lei e o respeito às instituições.
Pritzker responde com firmeza às provocações de Trump
Trump alegou que há pedidos da população para que as tropas sejam enviadas a Chicago, por meio de comentários considerados provocativos, incluindo uma referência a pessoas usando chapéus vermelhos. Segundo o ex-presidente, “mulheres negras, bonitas, estão pedindo por isso”.
Em resposta, Pritzker declarou: “Se você machucar o meu povo, nada vai impedir que eu faça o que for preciso — nem o tempo, nem circunstâncias políticas — para garantir que você enfrente a justiça sob a nossa Constituição”.
Reação nas redes sociais e viralização
O comentário do governador rapidamente viralizou, com internautas celebrando sua postura. Uma pessoa disse que “Trump é um valentão de escola, pequeno, mesquinho e pouco inteligente.” Outra comentou que “meu governador é excelente ao ir ao ponto de forma educada, mas dura.”
Também houve comparações com outros líderes democratas, como Gavin Newsom, destacando que Pritzker e ele estariam “morando na cabeça de Trump de forma rentável e sem pagar aluguel”, numa clara referência ao impacto político e midiático de suas opiniões firme e bem articuladas.
Perspectivas para 2028
Com os rumores de uma possível candidatura de Trump novamente às eleições presidenciais de 2024, analistas apontam que a postura de líderes democratas como Pritzker pode influenciar a disputa de 2028, dando um tom de resistência e força às figuras políticas de Illinois e da Califórnia.
O episódio reforça o clima de tensão e disputa política que domina o cenário dos Estados Unidos nos últimos anos, com líderes respondendo às provocações de forma cada vez mais contundente e viral.