Brasil, 27 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Mais de 2 mil brasileiros receberam apoio para retorno de Portugal

Desde 2016, programa vinculado à ONU já ajudou 2,1 mil brasileiros a voltarem ao país, com pico de pedidos em 2022, aponta OIM Portugal

De 2016 até julho deste ano, o programa de apoio ao retorno de brasileiros em Portugal, vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU), beneficiou 2,1 mil pessoas. As informações foram apuradas pelo Portugal Giro com base em dados enviados pelo chefe da missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) em Portugal, Vasco Malta.

Pico de pedidos em 2022 e evolução ao longo dos anos

O auge no número de pedidos ocorreu em 2022, com 913 brasileiros solicitando ajuda para retornar ao Brasil. Segundo Vasco Malta, esse aumento ocorreu ainda sob os efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. No mesmo ano, 350 brasileiros efetivamente retornaram ao país.

Dados históricos e crescimento da comunidade brasileira

Em 2018, o número de pessoas que conseguiram se enquadrar nas regras para retorno foi maior, totalizando 353. Naquela época, a comunidade brasileira em Portugal ainda estava em fase de crescimento, o que explica a maior quantidade de apoios concedidos nesse período.

Contínuo aumento na autorização de residência no país

Desde 2017, o número de brasileiros com autorização de residência em Portugal tem aumentado a cada ano. Embora os dados mais recentes não tenham sido divulgados, a estimativa do governo português é que esse contingente supere atualmente 550 mil pessoas, enfatizando a relevância da comunidade brasileira no país.

As informações completas podem ser conferidas no site do Portugal Giro.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes