Brasil, 26 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Papa Leo XIV inaugura Borgo Laudato Si’ em Castel Gandolfo

Papa Leo XIV inaugura em setembro o Borgo Laudato Si’, espaço dedicado ao cuidado da criação inspirado na encíclica de Francisco, em Castel Gandolfo.

O Papa Leo XIV está previsto para inaugurar no dia 5 de setembro o Borgo Laudato Si’, um centro dedicado à promoção do cuidado da criação, localizado em Castel Gandolfo, na Itália. A cerimônia contará com uma liturgia e uma bênção, marcando a celebração do décimo aniversário da encíclica Laudato Si’.

Borgo Laudato Si’: espaço de espiritualidade, educação e sustentabilidade

Segundo o Vatican News, o centro compreende 135 acres de jardins, vilas, sítios arqueológicos e terras agrícolas. O projeto busca unir história, educação, sustentabilidade e vida comunitária, em sintonia com o compromisso de Francisco de promover a harmonia entre o cuidado com a criação e a dignidade humana.

Desde 2023, o local tem sido dedicado às iniciativas do Papa Francisco, com o objetivo de demonstrar “como o cuidado pela criação e o respeito pela dignidade humana podem se tornar ações concretas e harmoniosas, segundo os princípios da fé, por meio de formação, trabalho e colaboração”, afirmou o Escritório de Imprensa da Santa Sé.

Início de uma jornada de esperança e reflexão

A inauguração acontecerá no ano que marca os dez anos da publicação de Laudato Si’, com uma cerimônia simbólica que inclui a leitura da Liturgia da Palavra e uma bênção do espaço. Participarão representantes da Cúria Romana, instituições e colaboradores envolvidos no projeto.

Santificando o momento, o Papa Leo XIV estará presente, visitando as principais áreas do Borgo, reunindo-se com funcionários, colaboradores, suas famílias e os diversos grupos que atuam no espaço, como religiosos, educadores, estudantes, comunidades locais e benfeitores.

Artistas e convidados especiais

Na cerimônia, o renomado cantor Andrea Bocelli e seu filho Matteo participarão com suas vozes na oração, contribuindo artisticamente para o evento. Além disso, o Papa Leo XIV conhecerá o espaço, dialogando com os presentes e observando de perto as ações que fortalecem o projeto.

Impacto e perspectiva futura

De acordo com informações do Vaticano, o centro representa uma combinação de espiritualidade, educação e sustentabilidade com o objetivo de oferecer um espaço acessível e inclusivo para reflexão, formação e vivência de uma relação mais consciente com a criação.

Em maio, pouco após o décimo aniversário de Laudato Si’, Leo XIV visitou o local pela primeira vez, retomando a tradição de seu antecessor, Papa Francisco, de passar suas férias em Castel Gandolfo, afastando-se do Vaticano.

Para mais informações sobre o evento, acesse a matéria original publicada pela ACI Prensa, parceira de notícias da CNA.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes