A Polícia Civil do Piauí, por meio do Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO), com o apoio da Polícia Militar, deflagrou nesta terça-feira (26) uma operação com objetivo de dar cumprimento a 31 mandados judiciais, sendo 13 de buscas e 18 de prisões contra alvos diretamente ligados ao Bonde dos 40 nos bairros Areias, Santo Antonio, Dirceu II, Angelim e Bela Vista, localizados na zona Sul de Teresina.
De acordo com o Draco, a investigação é uma continuidade do Inquérito Policial que identificou C.A.F.F, membro de uma facçao criminosa, vulgo PÔNEI ou CHOCOLATE, responsável pelo controle financeiro da organização com atuação na zona Sul da capital.
“Nosso objetivo foi cumprir 31 mandados judiciais, uma investigação que não iniciou agora, na verdade. Eu acho que vocês têm conhecimento que ainda, em 2024, nós efetuamos a prisão da vovó do tráfico ali na zona sul e, em decorrência dessa operação que restou na prisão da vovó do tráfico, nós conseguimos deflagrar outra operação e, dentre os presos, nós conseguimos dar cumprimento ao mandado de prisão do Carlos Alberto, um indivíduo com uma articulação considerável ali na zona sul, uma atuação forte no Bonde dos 40, e também um dos responsáveis por arrecadar uma espécie de mensalidade, que eles próprios intitulam de caixinha, que é uma arrecadação feita pela própria facção relacionada a indivíduos que integram o grupo. Então, com a prisão, nós conseguimos arrecadar muitas informações, trabalhamos esses dados, transformamos em relatório e conseguimos identificar outras pessoas, pelo menos 18 indivíduos que também integram essa célula criminosa”, detalhou o delegado Charles Pessoa, coordenador do Draco.
Conforme o Draco, foi constatada a destinação dos valores arrecadados, principalmente quanto a aquisição de munições, armas de fogo, homicídios e demais atividades criminosas.
Participaram da operação a Força Estadual Integrada de Segurança Pública, Diretoria de Polícia Metropolitana, Diretoria Especializada em Operações Especiais, Diretoria de Inteligência da PCPI, 2ª Seccional – Divisão I e II, 8ª Seccional, BOPE, BEPI e Diretoria de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública.

Da Redação