Brasil, 26 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Pré-Sal Petróleo anuncia leilão de áreas não contratadas para dezembro de 2025

A PPSA realizará leilão de áreas das jazidas de Mero, Tupi e Atapu, localizadas na Bacia de Santos, com participação da União em alta performance

A Pré-Sal Petróleo (PPSA) anunciou que realizará, no dia 4 de dezembro de 2025, um leilão de áreas não contratadas das jazidas de Mero, Tupi e Atapu, na Bacia de Santos. O evento será realizado na Bolsa de Valores B3, em São Paulo, e envolverá a venda da totalidade da participação da União nesses blocos, que corresponde a 3,5% em Mero, 0,551% em Tupi e 0,950% em Atapu.

Oportunidade de investimentos em ativos de alta performance

O pré-edital do leilão foi publicado nesta segunda-feira (25), e a PPSA destacou a relevância da oferta de ativos de classe mundial, localizados no coração do pré-sal brasileiro. Segundo Luis Fernando Paroli, diretor-presidente da PPSA, a operação apresenta uma oportunidade única: “Todos os campos estão em operação, com poços de altíssima produtividade e reservas expressivas. Acreditamos que atrairá investidores que buscam ativos em alta performance, com fundamentos sólidos e potencial de crescimento”.

Produção e potencial de valorização

Os campos de Tupi, Mero e Atapu estão entre os seis maiores produtores de petróleo do Brasil, de acordo com dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). Paroli explicou que a parcela da União nesses campos tende a crescer nos próximos anos, ampliando o potencial de valorização e geração de caixa adicional.

Os três campos são operados pela Petrobras, com participação de empresas como Shell, Total, CNODC, CNOOC e Galp. A PPSA atua como representante da União nas áreas não contratadas e é responsável pela venda da produção de petróleo e gás natural dessas jazidas.

Perspectivas futuras para o setor de petróleo no Brasil

De acordo com fontes oficiais, essa será uma oportunidade de incrementar a exploração de reservas já operacionais, aumentando a arrecadação do governo e atraindo investidores de peso ao setor de petróleo e gás no Brasil. A medida reforça a estratégia do governo de ampliar a atividade de exploração no pré-sal, considerada uma das mais produtivas do mundo.

Para mais informações, o pré-edital completo e detalhes do leilão estão disponíveis no site da PPSA aqui.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes