Brasil, 23 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Tiffany Haddish lança humor ácido e não cita Trump, mas o critica duramente

Na última segunda-feira, Tiffany Haddish subiu ao palco do “Jimmy Kimmel Live” como guest host e, embora não tenha mencionado diretamente Donald Trump, usou o humor para criticá-lo de forma indireta. Ela anunciou sua própria candidatura presidencial, brincando com suas qualificações e fazendo referências políticas de maneira irônica.

Humor político e críticas veladas a Trump

Durante seu monólogo, Haddish declarou: “Tenho todas as qualificações para presidente”, listando três pontos que ela tem em comum com Trump: “Sou rica, já fui presa algumas vezes e falo umas coisas bem loucas”. Em seguida, ela acrescentou uma curiosa justificativa: “Afinal, já tivemos um ator presidente, um apresentador de reality shows, então agora é hora de escolher uma comediante”.

Ela também apresentou uma plataforma fictícia que mistura humor e crítica social, incluindo propostas como pagar impostos com cartões-presente antigos, exigir notas de crédito em perfis de sites de relacionamento, oferecer pastrami em todas as lojas Subway e transformar robôs de entregas em brinquedos sexuais, evitando doenças sexualmente transmissíveis.

“America, mind your own damn business”

O destaque da fala de Haddish foi sua promessa de campanha baseada no lema: “America, mind your own damn business”. Ela questionou: “Não soa meio bacana essa ideia de cada um cuidar da sua vida?”, expressando uma postura de maior liberdade e menos intromissão governamental.

Essa frase remete a uma fala do governador de Minnesota, Tim Walz, que na campanha ao vice-presidente no ano passado disse: “Nos respeitamos os vizinhos e as escolhas que eles fazem. Mesmo que não fazeríamos as mesmas coisas, temos uma regra de ouro: cuide da sua própria vida”.

Reação e contexto na política atual

Embora Haddish não tenha mencionado Trump explicitamente, sua sátira e brincadeiras apontaram para o clima político polarizado dos Estados Unidos. Sua abordagem combina humor e crítica social, refletindo o momento de descrença e busca por mudanças no cenário político americano.

Filmes, talk shows e a cultura pop continuam servindo de palco para comentários políticos embutidos no humor, e Haddish demonstra ter essa tradição como uma de suas marcas.

Para conferir a fala completa de Haddish e entender sua estratégia de humor político, acesse o artigo original no HuffPost.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes