A Prefeitura de Teresina, por meio da Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB), emitiu comunicado nesta sexta-feira (22) confirmando que novas empresas farão a coleta de lixo na capital piauiense.
“O processo de contratação das empresas que substituirão o Consórcio já foi concluído, entretanto é necessária uma fase de transição correspondente ao tempo de mobilização de equipamentos e contratação de pessoal. Desta forma, a Prefeitura de Teresina encaminhou novo acordo junto ao TRT para permitir o pagamento de cerca de 6 milhões de reais, viabilizando a quitação e despesas imediatas pelo Consórcio e o retorno às atividades, durante tal fase de transição”, destaca.
De acordo com a Prefeitura de Teresina, o consórcio Recicle/Aurora atrasou o salário dos funcionários da limpeza pública e que não estava abastecendo os veículos para fazer a coleta de lixo na capital.
“A empresa chegou a atrasar pagamentos aos trabalhadores da limpeza e também aos proprietários de caminhões terceirizados, agravando ainda mais a situação. Nos últimos dias, foram identificadas práticas como o desligamento do sistema de GPS dos veículos, numa tentativa de ocultar a real execução do serviço”, explica.
Conforme a Eturb, com a chegada de novas empresas, a coleta de lixo na capital será normalizada.
“Com a chegada das novas empresas responsáveis pela limpeza urbana. Temos convicção de que, em breve, Teresina voltará a ser exemplo de organização e limpeza, como já foi em outras gestões do prefeito Sílvio Mendes. Nosso compromisso é devolver à cidade o padrão de qualidade que o cidadão merece”, frisa.
Confira o comunicado
A Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB) informa que está ciente do grave problema da falta de coleta de lixo em diversos bairros de Teresina, provocada pelo consórcio Recicle/Aurora, e está atuando de forma efetiva para a solução mais breve do problema.
Além das falhas na coleta, a empresa chegou a atrasar pagamentos aos trabalhadores da limpeza e também aos proprietários de caminhões terceirizados, agravando ainda mais a situação. Nos últimos dias, foram identificadas práticas como o desligamento do sistema de GPS dos veículos, numa tentativa de ocultar a real execução do serviço. A alegação atual é de que o Consórcio não teria condição financeira para pagamento de diesel, ainda que todos os pagamentos devidos pela Prefeitura estejam quitados, ou dentro do prazo de análise e quitação. Assim, a ETURB não compreende por que a empresa deixou de abastecer sua frota, prejudicando diretamente a população.
O processo de contratação das empresas que substituirão o Consórcio já foi concluído, entretanto é necessária uma fase de transição correspondente ao tempo de mobilização de equipamentos e contratação de pessoal. Desta forma, a Prefeitura de Teresina encaminhou novo acordo junto ao TRT para permitir o pagamento de cerca de 6 milhões de reais, viabilizando a quitação e despesas imediatas pelo Consórcio e o retorno às atividades, durante tal fase de transição.
Por fim, pedimos humildemente a compreensão dos teresinenses neste momento de transição, com a chegada das novas empresas responsáveis pela limpeza urbana. Temos convicção de que, em breve, Teresina voltará a ser exemplo de organização e limpeza, como já foi em outras gestões do prefeito Sílvio Mendes. Nosso compromisso é devolver à cidade o padrão de qualidade que o cidadão merece.
Da Redação