A partir das 10h desta sexta-feira (22), aproximadamente 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física neste ano terão acesso à consulta ao quarto dos cinco lotes de restituição de 2025, incluindo valores de anos anteriores. A Receita Federal liberará o pagamento na mesma data, com previsão de depósito até 29 de agosto.
Distribuição do valor e beneficiários
Ao todo, serão pagos R$ 2,92 bilhões a 1.884.035 contribuintes. Segundo a Receita Federal, a maior parcela do montante será destinada a quem não possui prioridade no reembolso, ou seja, aqueles que declararam perto do prazo final.
A distribuição dos lotes detalha os beneficiários:
- 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
- 312.915 contribuintes que usaram declaração pré-preenchida ou optaram pelo pagamento via Pix;
- 72.434 idosos de 60 a 79 anos;
- 22.841 profissionais do magistério;
- 13.515 aposentados com mais de 80 anos;
- 7.821 contribuintes com deficiência física, mental ou doenças graves.
Prioridade de recebimento e procedimentos
Embora não tenham prioridade por lei, contribuintes que usaram juntos os procedimentos de declaração pré-preenchida e Pix passaram a ter prioridade neste ano para o recebimento da restituição. Contudo, a maior parte dessas restituições já foi paga nos três lotes anteriores.
Consulta e pagamento
Para consultar a situação da restituição, o contribuinte deve acessar o página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo do órgão para tablets e smartphones.
O valor será creditado na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração até 29 de agosto. Caso o contribuinte não esteja na lista, pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar eventual pendência e enviar declaração retificadora, se necessário, para receber nos próximos lotes da malha fina.
Reposição de valores em caso de dúvidas
Se a restituição não for depositada na conta informada por desativação ou outro problema, o valor fica disponível por até um ano na agência do Banco do Brasil, onde o contribuinte pode agendar o crédito em outra conta pelo Portal BB ou pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).
Após esse prazo, o cidadão deve solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.
Para mais informações, acesse o site oficial da Receita Federal.