Brasil, 24 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Receita Federal libera quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2025

Cerca de 1,9 milhão de contribuintes recebem nesta sexta o quarto lote de restituição do IR de 2025, incluindo pagamentos residuais

A partir das 10h desta sexta-feira (22), aproximadamente 1,9 milhão de contribuintes que entregaram a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física neste ano terão acesso à consulta ao quarto dos cinco lotes de restituição de 2025, incluindo valores de anos anteriores. A Receita Federal liberará o pagamento na mesma data, com previsão de depósito até 29 de agosto.

Distribuição do valor e beneficiários

Ao todo, serão pagos R$ 2,92 bilhões a 1.884.035 contribuintes. Segundo a Receita Federal, a maior parcela do montante será destinada a quem não possui prioridade no reembolso, ou seja, aqueles que declararam perto do prazo final.

A distribuição dos lotes detalha os beneficiários:

  • 1.454.509 contribuintes sem prioridade;
  • 312.915 contribuintes que usaram declaração pré-preenchida ou optaram pelo pagamento via Pix;
  • 72.434 idosos de 60 a 79 anos;
  • 22.841 profissionais do magistério;
  • 13.515 aposentados com mais de 80 anos;
  • 7.821 contribuintes com deficiência física, mental ou doenças graves.

Prioridade de recebimento e procedimentos

Embora não tenham prioridade por lei, contribuintes que usaram juntos os procedimentos de declaração pré-preenchida e Pix passaram a ter prioridade neste ano para o recebimento da restituição. Contudo, a maior parte dessas restituições já foi paga nos três lotes anteriores.

Consulta e pagamento

Para consultar a situação da restituição, o contribuinte deve acessar o página da Receita Federal, clicar em “Meu Imposto de Renda” e depois em “Consultar a Restituição”. O serviço também está disponível no aplicativo do órgão para tablets e smartphones.

O valor será creditado na conta bancária ou na chave Pix informada na declaração até 29 de agosto. Caso o contribuinte não esteja na lista, pode acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) para verificar eventual pendência e enviar declaração retificadora, se necessário, para receber nos próximos lotes da malha fina.

Reposição de valores em caso de dúvidas

Se a restituição não for depositada na conta informada por desativação ou outro problema, o valor fica disponível por até um ano na agência do Banco do Brasil, onde o contribuinte pode agendar o crédito em outra conta pelo Portal BB ou pelo telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (para deficientes auditivos).

Após esse prazo, o cidadão deve solicitar o valor pelo Portal e-CAC, acessando “Declarações e Demonstrativos” e clicando em “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária”.

arte irpf 2025

Para mais informações, acesse o site oficial da Receita Federal.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes