Brasil, 22 de agosto de 2025
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Toyota anuncia segunda fábrica em Sorocaba com 160 mil m²

Investimento de R$ 11,5 bilhões até 2030 prevê expansão, novos modelos híbridos e chegada de veículos elétricos ao Brasil

A Toyota revelou planos ambiciosos para ampliar sua presença no Brasil, incluindo a construção de uma segunda fábrica em Sorocaba, interior de São Paulo, com 160 mil metros quadrados de área construída. A ampliação faz parte de um investimento total de R$ 11,5 bilhões até 2030 e visa fortalecer a operação regional da montadora no país.

Expansão e produção na nova fábrica de Sorocaba

A nova unidade substituirá a fábrica de Indaiatuba, atualmente em processo de desativação, e deve ser inaugurada no segundo semestre de 2026. Com duas linhas de montagem, a capacidade de produção passará de 202 mil unidades em 2025 para 268 mil veículos em 2026, um aumento de 20%, podendo chegar a 368 mil veículos ao ampliar a produção na segunda linha.

De acordo com Evandro Maggio, presidente da Toyota do Brasil, a nova fábrica de Sorocaba equivale a 40 campos de futebol e dará emprego a cerca de 1.100 operários durante as obras. A planta será responsável pelos modelos Yaris Cross e dois híbridos, incluindo o Corolla.

Novos modelos e eletrificação no Brasil

O Yaris Cross, que chegará às lojas em novembro, será o primeiro SUV de entrada com propulsão híbrida flex plena, equipado com motor 1.5 flex aspirado de até 110 cv. Todas as versões virão com câmbio automático CVT, e o modelo será um dos destaques na disputa pelos consumidores de SUVs compactos frente a Honda HR-V, Hyundai Creta e VW T-Cross.

Além disso, a Toyota visa lançar seus primeiros veículos 100% elétricos no Brasil no início de 2026, alinhando-se às tendências globais de eletrificação. A estratégia inclui também a criação de um desmanche próprio para reaproveitamento de peças, reduzindo custos de manutenção e promovendo práticas sustentáveis.

Reuso de peças e sustentabilidade

O projeto de desmanche e reciclagem de veículos ainda está em fase inicial, mas com estratégias definidas. A intenção é que peças recuperadas sejam vendidas a preços inferiores a 50% do valor de componentes novos, beneficiando proprietários de veículos com até 10 anos de uso e aqueles que usam veículos comerciais para trabalho.

Segundo Rafael Chang, CEO da Toyota na América Latina e Caribe, a iniciativa busca fechar toda a cadeia produtiva, desde a produção até o descarte, contribuindo para a descarbonização das fábricas. A operação piloto, ainda em desenvolvimento, busca ampliar o reaproveitamento de componentes e a sustentabilidade no setor.

Perspectivas de crescimento e relevância regional

A expansão da Toyota reforça sua posição na América Latina, onde responde por 12% das vendas de veículos e representa mais que o dobro da participação de mercado do Brasil, com 7,81%, segundo dados da Fenabrave. A previsão é ampliar ainda mais sua influência regional com a modernização das fábricas e a entrada de veículos elétricos.

De acordo com Chang, a modernização das fábricas permitirá que até 70% dos veículos vendidos no Brasil sejam produzidos localmente, fortalecendo a cadeia produtiva e a competitividade da marca.

Com ações alinhadas às tendências de sustentabilidade, inovação e eletrificação, a Toyota pretende ampliar sua relevância no mercado brasileiro e contribuir para o desenvolvimento de um setor automotivo mais sustentável e competitivo. A expectativa é que essas mudanças elevem o Brasil à condição de um importante hub regional na produção de veículos eletrificados e híbridos.

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