Brasil, 22 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Petrobras escolhe Bruno Moretti como novo presidente do Conselho

Colegiado da Petrobras aprovou Bruno Moretti para presidir o conselho de administração até 2026, substituindo Pietro Mendes

A Petrobras anunciou nesta quarta-feira (21) a nomeação de Bruno Moretti como novo presidente do Conselho de Administração da estatal. A decisão foi aprovada pelos conselheiros, que optaram por manter Moretti no cargo até a próxima assembleia geral de acionistas, prevista para o ano de 2026.

Alteração na liderança do Conselho de Administração da Petrobras

A troca ocorre após a renúncia de Pietro Mendes, que deixou o cargo de presidente do conselho na semana passada. Mendes também saiu do colegiado da estatal por questões de conflito de interesses, uma vez que acumularia funções na presidência e no conselho.

Segundo informações oficiais, Mendes, que é secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, irá integrar a diretoria da Agência Nacional do Petróleo (ANP), cargo aprovado pelo Senado na semana passada.

Perfil de Bruno Moretti e próximos passos

Formado em economia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Moretti possui mestrado em Economia da Indústria pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutorado na Universidade de Brasília (UnB). Atualmente, é doutorando em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Com vasta experiência no serviço público, iniciou sua carreira no Ministério do Planejamento e já atuou como secretário executivo-adjunto da Casa Civil no governo Dilma Rousseff. Atualmente, é secretário especial de Análise Governamental da Presidência da República, conselheiro da Petrobras e faz parte do Comitê de Investimentos da estatal.

De acordo com fontes próximas à Petrobras, a escolha de Moretti contou com apoio de outros conselheiros e foi facilitada por sua proximidade com os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e da Casa Civil, Rui Costa. A nomeação também foi antecipada pelo jornal Valor Econômico.

Impacto na gestão da estatal

A nomeação de Bruno Moretti foi considerada uma movimentação estratégica para a Petrobras, que busca estabilidade na liderança e continuidade nas políticas institucionais. A expectativa é que sua gestão contribua para a orientação da estatal diante do cenário de mercado e das demandas regulatórias.

Especialistas avaliam que o perfil técnico e a experiência de Moretti podem fortalecer a governança da Petrobras e facilitar a implementação de novas estratégias de crescimento e investimento no setor de energia.

Mais detalhes sobre a nomeação podem ser conferidos na fonte.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes