Brasil, 22 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Lula participa da cúpula da Otca e reforça compromisso com a Amazônia

O presidente Lula viaja à Colômbia para discutir a proteção da Amazônia na 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está a caminho de Bogotá, na Colômbia, onde participa, nesta sexta-feira (22), da 5ª Cúpula da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (Otca). O encontro deve atualizar os compromissos dos países que compartilham a maior floresta tropical do planeta na proteção do bioma. Além disso, será uma oportunidade para engajar os vizinhos no esforço de participação na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que ocorrerá em Belém, no Pará, sendo a primeira realizada em solo amazônico.

Iniciativas e compromissos em pauta

Uma das iniciativas do governo brasileiro é a aprovação de uma declaração conjunta de apoio ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, da sigla em inglês), que será lançado na próxima COP30. Este fundo é considerado um mecanismo essencial de financiamento, com um valor previsto de US$ 125 bilhões, destinado a preservar os biomas florestais, presentes em cerca de 70 países. Esses biomas são cruciais para a regulação do regime de chuvas e para a captura de carbono na atmosfera, fatores fundamentais no enfrentamento das mudanças climáticas.

Lula desembarcará na capital colombiana no fim da noite de hoje. O primeiro compromisso oficial na agenda será um encontro entre os representantes dos países membros do Tratado de Cooperação Amazônica com organizações da sociedade civil e comunidades indígenas. Este compromisso está agendado para as 9h30, seguido pela cúpula principal. Ambas as atividades ocorrerão na Casa de Nariño, sede da Presidência da Colômbia, localizada na Plaza de Armas.

Diálogo com a sociedade civil

A metodologia de diálogo com as entidades da sociedade civil foi adotada pela primeira vez na edição anterior da cúpula da Otca, realizada em Belém, há dois anos. Essa abordagem visa garantir que as vozes de diferentes setores, incluindo as comunidades indígenas, sejam ouvidas nas decisões que impactam a Amazônia. Essa interação entre os líderes governamentais e a sociedade civil será uma característica marcante da cúpula, reforçando a importância da participação ativa em questões ambientais.

Lula e o presidente colombiano Gustavo Petro são os dois únicos chefes de Estado confirmados na cúpula. Outros países participantes enviaram seus chanceleres, demonstrando o interesse regional em discutir um dos recursos naturais mais valiosos do mundo. A representatividade do Brasil nesta cúpula é reforçada também pela presença de ministros de diferentes pastas, como Márcio Macedo, da Secretaria-Geral da Presidência; Sônia Guajajara, dos Povos Indígenas; Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima; Mauro Vieira, das Relações Exteriores; e o embaixador André Corrêa do Lago, presidente da COP30.

Importância da Carta de Bogotá

Além da declaração em apoio ao TFFF, a cúpula da Otca deverá aprovar a Carta de Bogotá, que visa reforçar metas e compromissos dos países em ações concretas, como o combate ao desmatamento e o desenvolvimento sustentável da Amazônia. Essa carta servirá como um documento orientador para as ações futuras, apontando a direção que os países membros irão tomar para proteger um patrimônio natural que é vital para o equilíbrio ecológico do planeta.

Antes de retornar ao Brasil, Lula fará uma declaração à imprensa, onde deverá falar sobre os resultados das discussões e as expectativas em relação aos compromissos firmados durante a cúpula. A participação do Brasil em eventos como este reafirma o papel do país como líder em questões ambientais, especialmente em um momento em que os desafios climáticos se intensificam em todo o mundo.

A 5ª Cúpula da Otca é, portanto, um marco não apenas para os países que compartilham a Amazônia, mas também para a comunidade global, que observa atentamente as ações conjuntas visando a proteção de um dos ecossistemas mais importantes do nosso planeta.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes