Brasil, 22 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Jack White rebate duramente à Casa Branca após criticar decoração dourada do Oval Office

Após a recente remodelação do Oval Office, que foi revestido com detalhes dourados, o guitarrista e vencedor de 12 Grammy Jack White criticou duramente o estilo “vulgar” de Donald Trump, em um post no Instagram divulgado nesta segunda-feira (19).

Jack White critica decoração do Oval Office e chama Trump de “conman”

O artista afirmou que a reforma, marcada por detalhes de ouro, lembra um espaço de lutador de wrestling e que representa um “espetáculo de mau gosto”. “Olhem como Trump transformou a Casa Branca em um ambiente vulgar, dourado, de salão de profissional de wrestling”, escreveu em sua rede social. “Mal posso esperar pelo show do UFC no jardim da frente, ele quase realizou o filme ‘Idiocracy’.”

Na publicação, White também destacou a presença do presidente ao lado do líder ucraniano Volodymyr Zelensky, fazendo uma crítica implícita ao exibicionismo de Trump frente a líderes mundiais.

Resposta da Casa Branca e reação de White

O porta-voz da residência presidencial, Steven Cheung, rebateu às críticas, chamando White de “um fracassado que ainda não se recuperou do fim de sua carreira”.

Incomodado com a resposta, White publicou uma resposta contundente em seu perfil, na manhã de 20 de agosto. “Foi a decoração do Oval Office que levanta essa reação, não as minhas críticas às ações fascistas de Trump, às táticas de ICE, ou às suas declarações racistas. Como uma administração tão sensível e frágil pode reagir assim?”, questionou.

Ao incluir em sua postagem diversas imagens de notícias recentes envolvendo Trump, White afirmou: “Fui criado acreditando que derrotamos o fascismo na Segunda Guerra Mundial, e que isso nunca mais aconteceria”.

Astros e figuras públicas apoiam Jack White

Celebridades como Patton Oswalt, Beverly D’Angelo e Adam Goldberg manifestaram apoio às palavras de White, destacando sua coragem em denunciar o que consideram uma “dobra” da democracia americana.

O músico, que está prestes a ser introduzido no Rock and Roll Hall of Fame ao lado de Meg White, também criticou Trump por sua postura, dizendo que o ex-presidente é um “máscara de humano”, e que a reforma do escritório é um símbolo da decadência política.

Contexto político e histórico de White

Além das críticas atuais, Jack White se posicionou anteriormente contra Trump, incluindo disputas judiciais pelo uso indevido da música “Seven Nation Army” em comícios de campanha. Apesar do processo ter sido posteriormente arquivado, ele manteve seu posicionamento contrário ao então candidato e às ações de seu governo.

Ele reforçou sua opinião em postagens posteriores, afirmando que o sucesso de Trump nas eleições demonstra um retrocesso democrático, com riscos de políticas que prejudicam minorias, o meio ambiente e os direitos civis.

Perspectivas futuras

Jack White, símbolo de resistência artística e cultural, promete continuar levantando sua voz contra o que classifica de “fascismo” e “distruição da democracia americana”. Sua postura reflete a polarização atual no país, entre apoiadores de Trump e críticos que veem na sua estética e ações sinais de decadência moral e institucional.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes