James Dobson, psicólogo evangélico, autor e fundador do ministério Focus on the Family, faleceu nesta terça-feira (21), aos 89 anos. Ele foi uma figura central na defesa dos valores tradicionais da família nos Estados Unidos e aconselhou cinco presidentes do país sobre políticas familiares.
Legado na defesa dos valores familiares nos EUA
Dobson foi considerado uma liderança influente na movimentação conservadora, promovendo conceitos como o casamento entre um homem e uma mulher, ética bíblica sexual e a proteção da vida desde a concepção. Sua atuação resultou na fundação de várias organizações que lutam pela preservação desses princípios, incluindo o Alliance Defending Freedom e o Family Research Council.
“James Dobson foi o homem indispensável”, afirmou Peter Wolfgang, presidente do Family Institute de Connecticut Action, em entrevista à CNA. “Assim como Pope John Paulo II foi crucial para o colapso da União Soviética, Dobson foi fundamental na luta cultural dos Estados Unidos.”

Caminho de Dobson na promoção de valores bíblicos
Em 1977, após anos de trabalho na academia e na prática clínica na Califórnia, Dobson lançou o Focus on the Family, uma organização que produzia um programa de rádio diário com conselhos de parentalidade e incentivo à defesa dos valores bíblicos na sociedade. A transmissão chegou a mais de 7 mil estações de rádio em todo o mundo, atingindo centenas de milhões de ouvintes.
“O Focus on the Family foi o berço de todo o movimento”, destacou Wolfgang. A organização, que nos anos 1990 tinha um orçamento superior a US$ 100 milhões, produzia também publicações impressas, vídeos e acampamentos, sendo pioneira na formação de diversas organizações conservadoras.
Fundação de grupos de defesa legal e influência na política
Dobson também foi um dos fundadores do Alliance Defense Fund (atual Alliance Defending Freedom) em 1994, além do Family Research Council, ambos com forte atuação na política e na defesa jurídica de princípios cristãos. Ele participou da Comissão do Departamento de Justiça dos EUA sobre pornografia, em 1986, onde conheceu Alan Sears, que viria a liderar a ADF por 26 anos.
“Gosto de lembrar que Dobson foi aquele que nos deu as ferramentas para combater as maiores batalhas culturais”, afirmou Sears em comunicado oficial. Segundo ele, a fé de Dobson foi a base do sucesso de várias campanhas e ministérios contra o aborto, o ativismo transgender e a decadência moral.
Impacto na cultura e na política conservadora
Wolfgang avalia que Dobson foi responsável por “virar a maré” nas guerras culturais, como a reversão da decisão do Supremo Tribunal dos EUA na questão do aborto (Roe v. Wade) e o declínio dos movimentos transgêneros.
“Ele nos forneceu os instrumentos e a direção para essa luta”, disse Wolfgang. “No começo, o movimento pró-família era predominantemente evangélico, mas Dobson sempre foi ecumênico, incluindo católicos na batalha.”
Reconhecimento e relação com a Igreja Católica
Em 2000, Dobson se reuniu com o Papa João Paulo II em Roma, numa conferência que contou com a participação de líderes protestantes e católicos, unidos na defesa da família e da vida. Dobson afirmou que, mesmo com diferenças teológicas, havia mais pontos em comum com a Igreja Católica do que divergências.
“Quando se trata da família, há muito mais consenso do que desacordo”, declarou Dobson na ocasião. Sua ligação com a Igreja Católica foi destacada por aliados como Paul McCusker, que trabalhou com Dobson na série “Adventures in Odyssey” e atualmente atua no Instituto Augustinus, ressaltando sua integridade e amor pelo conceito de família.
Primeiros anos e trajetória profissional
Nascido em 1936 na Louisiana em uma família de pastores da Igreja do Nazaré, Dobson estudou psicologia na universidade e obteve seu doutorado na Universidade do Sul da Califórnia, em 1967. Como professor e pesquisador na área de desenvolvimento infantil, lançou seu primeiro livro, “Dare to Discipline”, em 1970, defendendo a autoridade parental disciplinada.
Durante sua carreira, publicou quase 70 livros e foi uma voz influente na formação de gerações de pais, líderes religiosos e políticos alinhados aos valores tradicionais. Dobson deixa a esposa Shirley, com quem comemorou cerca de 65 anos de casamento, além de dois filhos, netos e bisnetos.
“Sua missão era ajudar famílias a encontrarem o caminho bíblico para uma vida plena e reconciliada com Deus”, comentou Amira Abuzeid, editora sênior da CNA. “Seu impacto foi mundial e duradouro.”