Brasil, 21 de agosto de 2025
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Campinas recebe projeto-piloto de ensino médio flexível para adultos

O projeto em Campinas permite que alunos do EJA frequentem aulas com flexibilidade e personalização.

Campinas, localizada no estado de São Paulo, foi escolhida para integrar um inovador projeto-piloto de Ensino Médio flexível para alunos com mais de 18 anos. Este modelo, que visa a inclusão e a modernização da educação para adultos, permitirá que os estudantes iniciem suas aulas a qualquer momento do ano e frequentem a escola de forma flexível, conforme suas necessidades. O projeto começa oficialmente no dia 25 de agosto e traz mudanças significativas para a educação no município.

Um novo modelo educacional

A implementação do ensino flexível será realizada em 20 escolas selecionadas, com um modelo pedagógico semelhante ao já utilizado nos Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs) que operam no período noturno. Em Campinas, os alunos poderão contar com a Escola Estadual Professor Newton Pimenta Neves, localizada no bairro Vila Aeroporto, como uma das principais unidades a oferecer essa novidade.

Flexibilidade nas aulas

As unidades de ensino que fazem parte do projeto permitirão que os alunos frequentem as aulas quantas vezes forem necessárias para esclarecer dúvidas com os professores. É exigido que cada aluno compareça, ao menos, uma vez por mês em aula para cada componente curricular. Essa medida é considerada uma forma de garantir a imprescindível interação entre alunos e docentes, promovendo um aprendizado mais eficaz e individuais.

Carga horária e conteúdos

A carga horária será organizada de maneira a eliminar os componentes curriculares da Formação Geral Básica (FGB) e dos Itinerários Formativos (IF). Isso possibilita que o aluno comece seus estudos focando nos conteúdos das disciplinas nas quais possui maior facilidade ou interesse, podendo realizar as avaliações de conclusão conforme seu ritmo.

As escolas deverão disponibilizar dois itinerários de aprofundamento curricular, permitindo que os alunos escolham de acordo com seus interesses e objetivos. O itinerário de Ciências da Natureza e suas Tecnologias incluirá aulas de educação financeira, empreendedorismo e biotecnologia, enquanto o itinerário de Linguagens e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas terá disciplinas como oratória, geopolítica e liderança.

Avaliações e aproveitamento de estudos

O modelo de ensino implantado também conta com metodologias focadas em aprendizagem individualizada, oferecendo diferentes formatos de avaliação, como provas, trabalhos e projetos. Para cada componente curricular, os alunos precisam ser avaliados com, no mínimo, quatro provas processuais e uma final, respeitando um intervalo de ao menos três dias letivos entre elas.

Uma das principais vantagens do novo modelo é a possibilidade de aproveitamento de estudos anteriores. Os alunos poderão apresentar documentação comprobatória ou, na ausência desta, passar por avaliações que identificam seu nível de conhecimento. Essa flexibilidade busca minimizar barreiras e facilitar a continuidade dos estudos para aqueles que já possuem alguma formação anterior.

Como se matricular

A matrícula para o ensino médio flexível pode ser feita em qualquer escola estadual ou no balcão de atendimento do Poupatempo. Os candidatos necessitam apresentar alguns documentos, como RG, histórico escolar e comprovante de residência. Também é possível realizar o cadastro de forma virtual, por meio do site da Secretaria Escolar Digital.

Com essa nova abordagem educacional, Campinas se posiciona como uma cidade inovadora em termos de inclusão e adaptação às necessidades dos alunos adultos. Com um cenário de diminuição nas matrículas do ensino de jovens e adultos, essa iniciativa se destaca como uma solução promissora para revitalizar a educação e proporcionar novas oportunidades de aprendizado e desenvolvimento pessoal. O projeto não apenas atende a uma demanda por flexibilidade, mas também busca promover um ambiente educacional mais dinâmico e adaptado às realidades dos estudantes.

A expectativa é que, ao ampliar as opções de aprendizagem e integrá-las a um calendário flexível, o projeto-piloto impulsione a retomada das matrículas e incentive mais pessoas a buscarem seu diploma de ensino médio, contribuindo assim para um futuro mais promissor para os adultos em Campinas e região.

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