PROVO, Utah — Mesmo em dias quentes de verão, os fiéis da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias continuam a usar vestimentas religiosas sagradas sob suas roupas. Entretanto, a estudante da Universidade Brigham Young, Dara Layton, atendeu a porta em um dia de 38 graus vestindo algo totalmente novo para ela: uma regata.
Por anos, Layton usou apenas camisetas que cobrisse completamente as mangas das vestimentas religiosas. No entanto, no outono passado, sua igreja introduziu uma nova opção de roupas íntimas com alças mais grossas. Esta é a primeira vez na história de quase 200 anos da fé, amplamente conhecida como igreja mórmon, que o uso de vestimentas sem mangas é permitido durante o verão.
Reações à nova vestimenta
Com a mudança, muitas mulheres mórmons estão celebrando as novas vestimentas, que vinham sendo solicitadas há anos. Por outro lado, algumas integrantes do sexo feminino expressam que a liderança masculina da igreja deveria ter ouvido seus apelos antes. Para Layton, entretanto, a nova vestimenta traz uma sensação de liberdade.
“Meus ombros nunca estiveram tão bronzeados em toda a minha vida,” ela disse, rindo. A nova vestimenta ainda não está oficialmente disponível nos EUA, mas isso não impede que mulheres americanas adquiram roupas de outros países, incluindo influenciadoras de moda que compartilham dicas de como estilizar as vestimentas religiosas com seus milhares de seguidores nas redes sociais.
Mudanças significativas no guarda-roupa
Layton acredita que seu armário dobrou de tamanho desde que adquiriu a peça sem mangas há cerca de um mês. “Fui provavelmente em uma das maiores compras da minha vida,” disse. “Mas eu estava tão animada para ter novos estilos que pudesse usar.” Enquanto mostrava seu guarda-roupa, cheio de camisetas sem mangas em várias cores, ela riu: “Realmente fiquei meio maluca. Foi muito exagerado.”
Os adultos da igreja recebem essas vestimentas como parte das cerimônias no templo, incluindo uma parte superior e uma inferior que vão até os joelhos. Existem diferentes opções de tecidos, de algodão a náilon sedoso, mas todas são brancas. A igreja compara essas vestimentas a outros trajes religiosos, como o hábito de uma freira ou as túnicas de um monge budista.
Mesmo em um dia quente de verão, Layton ainda usa a camada extra porque considera sagrada. “Elas representam uma promessa mútua que fazemos entre nós e Deus,” disse. “E é apenas uma maneira de nos lembrarmos de trazer Cristo para nossas vidas cotidianas.”
Divisões e opiniões conflitantes
No entanto, nem todas as mulheres estão entusiasmadas com a remoção das mangas. Algumas estão confusas — pensavam que deveriam se vestir de forma diferente como mórmons, e agora sentem que estão se vestindo como todo mundo. Outras expressam raiva e se perguntam por que sacrificaram tanto para cobrir os ombros por tanto tempo, apenas para que agora isso não seja um problema, disse Jana Riess, membro da igreja e historiadora da religião.
“Há muita frustração,” ela comentou, referindo-se ao fato de que a igreja não reconhece a fixação que tinha nos corpos femininos. Riess observa que o foco da igreja na modéstia das mulheres se tornou extremo no final dos anos 1990 e início dos anos 2000.
Gerber, assistente jurídica e mãe de dois filhos, compartilha como essa modéstia influencia sua vida. Embora haja novas vestimentas para homens, ela observa que é muito mais fácil para eles se vestirem de forma moderna. “Isso controla minha vida de uma maneira que controla muito menos a dele,” disse.
As mudanças nas vestimentas sem mangas são algo que muitas mulheres esperavam há pelo menos 15 anos, mas a igreja não comentou a respeito. No entanto, um breve comunicado da igreja indica que a mudança nas vestimentas foi feita pensando em membros que vivem em áreas quentes e úmidas.
No final do dia, Gerber considera a vestimenta sem mangas uma vitória. “Não acho que os líderes da igreja odeiem as mulheres. Eles estão tentando fazer o melhor dentro deste sistema patriarcal, mas definitivamente há mais que podemos fazer,” ela concluiu.
As novas vestimentas estarão disponíveis nos EUA ainda este ano.