Brasil, 21 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

CNI anuncia missão empresarial aos EUA para negociar tarifaço de Trump

Geraldo Alckmin se reuniu com o presidente da Confederação Nacional da Indústria para fortalecer diálogo sobre as tarifas americanas

O vice-presidente Geraldo Alckmin se encontrou nesta quarta-feira (20) com Ricardo Alban, presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), para discutir a missão empresarial prevista para os dias 3 e 4 de setembro em Washington. A missão visa negociar a redução da tarifa adicional de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

Negociações para ampliar exceções às tarifas

Segundo a CNI, a iniciativa é uma resposta às dificuldades enfrentadas pelo setor produtivo brasileiro decorrentes do tarifaço de Trump, que entrou em vigor no início de agosto, com a implementação de uma tarifa adicional de 40% sobre produtos do Brasil, além dos 10% já existentes desde abril. O objetivo do encontro foi definir estratégias para ampliar a lista de produtos fora dessa tarifa, atualmente com quase 700 itens listados como exceções.

Diálogo entre governo e setor industrial

Ricardo Alban destacou a importância de uma atuação conjunta entre governo e indústria na tentativa de sensibilizar os americanos para o interesse brasileiro, inclusive buscando novas exceções para setores relevantes que tenham menor peso financeiro, mas grande representatividade industrial. “Nosso objetivo é levar propostas concretas de interesse mútuo e acelerar as negociações”, afirmou Alban na sede da CNI, em Brasília.

Impactos e perspectivas da tarifa

Especialistas alertam que a tarifa de 50% pode causar perdas de até 20 mil empregos na indústria têxtil brasileira, de acordo com análise da própria indústria. Ainda assim, o setor segue empenhado em manter o diálogo para evitar o agravamento da situação.

Além do diálogo com o setor empresarial, a missão inclui encontros com escritórios de advocacia, reuniões na Embaixada do Brasil em Washington, além de diálogos com autoridades do governo americano e lideranças da US Chamber of Commerce. Também está prevista uma audiência pública com o Escritório do Representante Comercial dos Estados Unidos (USTR), no âmbito da investigação da Seção 301, que investiga alegadas práticas comerciais desleais do Brasil.

Propostas brasileiras e interesses comuns

Entre as propostas a serem apresentadas estão parcerias para produção de biocombustíveis avançados, como o combustível sintético de aviação (SAF), além de questões envolvendo etanol, instalação de data centers no Brasil e exploração de minerais de terras raras. Alban reforçou que o setor empresarial busca uma negociação séria, técnica e que gere ganhos para ambos os lados.

O governo brasileiro, representado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também acompanha as negociações e tem se posicionando contra o tarifaço americano. Conforme informações do Planalto, Lula conversou por telefone com o presidente francês Emmanuel Macron e repudiou o tarifaço de Trump, reforçando a necessidade de diálogo diplomático.

Próximos passos e expectativas

A missão empresarial brasileira contará com representantes de associações de diversos setores, como o setor de brinquedos, máquinas, têxtil, alimentos, energia e tecnologia, incluindo empresas como Embraer, Stefanini, Novelis e Siemens Energy. A expectativa é que as negociações possam resultar na inclusão de mais produtos na lista de exceções, minimizando os efeitos negativos do tarifaço.

Segundo Alban, há um esforço conjunto de setor e governo para mostrar que é possível uma negociação séria e que traga benefícios mútuos. “Queremos propor uma relação comercial mais equilibrada e que reconheça as demandas de ambos os lados”, concluiu.

Para acompanhar o desfecho dessas tratativas, o setor industrial aguarda os resultados dos encontros previstos na missão em Washington, que busca não apenas reduzir o impacto econômico, mas também fortalecer a relação comercial entre Brasil e Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes