Brasil, 21 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Gavin Newsom desafia Ted Cruz após erro matemático em tuíte

Governador da Califórnia responde a senador texano que errou na soma de distritos eleitorais e faz brincadeira com Cancun

Gavin Newsom, governador da Califórnia, criticou nesta quinta-feira o senador Ted Cruz após ele cometer um equívoco numa postagem sobre repartição de distritos eleitorais. A troca de farpas veio depois que Cruz tentou comparar cenários de redistritamento entre Texas e Califórnia, mas errou na soma dos números eleitorais.

Acusações e correções na disputa política

Na disputa por influenciar a redação dos distritos eleitorais, Cruz afirmou que a Califórnia aumentaria sua vantagem democrática de 43-9 para 51-0, numa tentativa de argumentar sobre manipulação de distritos. No entanto, sua conta não bateu com os números reais, já que 43+9 soma 52, e não 51, como ele afirmou.

Newsom aproveitou a oportunidade para responder ao colega republicano, escrevendo: “Por favor, aprenda matemática”. Em outra postagem, o governador brincou com uma expressão popular, dizendo: “Ted Cruz tratando seus posts como Cancun: é pega, desaparece”.

Contexto e desdobramentos

A troca de provocações ocorre em meio a uma discussão mais ampla sobre a redemocratização dos distritos eleitorais nos Estados Unidos, especialmente na Califórnia, onde o governo ameaça redesenhar os mapas caso Donald Trump não intervenha na questão do Texas. Newsom também comunicou que, após o prazo de 24 horas sem resposta de Trump, o redistritamento na Califórnia deve ocorrer.

O episódio evidência a polarização e o tom mais irreverente das disputas políticas atuais, que misturam debates sérios com brincadeiras públicas. Ainda não se sabe se Cruz responderá às provocações de Newsom ou se essa será a última palavra da controvérsia.

Perspectivas futuras

Ficará a expectativa de novas reações entre os políticos, além de possíveis novidades na relocalização dos mapas eleitorais na Califórnia e em Texas. Resta saber se o episódio terá impacto mais amplo na narrativa política dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes