Brasil, 20 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Brasil passa a exportar carne bovina para a Indonésia

Acerto entre Brasil e Indonésia amplia mercados e fortalece a presença do setor agropecuário brasileiro na Ásia

O Brasil passará a exportar carne bovina para a Indonésia, quarto país mais populoso do mundo, após a assinatura de um acordo entre os dois governos nesta terça-feira (19). Segundo os ministérios da Agricultura (Mapa) e das Relações Exteriores (MRE), a nova regulamentação permite a venda de carne bovina com osso, miúdos, produtos cárneos e preparados de carne.

Expansão de mercados e potencial estratégico

Com uma população de 283 milhões de habitantes, a Indonésia é considerada um mercado estratégico para o setor de proteína animal. O aumento do consumo de carne bovina no país ocorre devido à melhora da renda e ao crescimento da classe média urbana, fatores que impulsionam a demanda.

Em 2024, os indonésios adquiriram US$ 4,2 bilhões em produtos agropecuários brasileiros, destacando-se setores como sucroalcooleiro, soja, fibras e têxteis, conforme dados do Ministério da Agricultura.

De acordo com o Mapa, desde 2023, o Brasil conseguiu abrir 402 mercados estrangeiros para exportação de produtos agropecuários, fortalecendo a presença internacional do setor.

Novos mercados e oportunidades adicionais

Além da Indonésia, o ministério anunciou a abertura do mercado para exportação de ovinos vivos (ovelhas, carneiros, cordeiros) para a Argélia. Essa medida deve impulsionar especialmente a ovinocultura nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, promovendo o crescimento dessa cadeia produtiva.

Perspectivas futuras para o setor

A assinatura do acordo indica a continuidade da estratégia brasileira de ampliar a atuação internacional no mercado de proteínas e produtos agropecuários, contribuindo para o fortalecimento econômico e a geração de empregos no setor.

Para mais informações, confira o anúncio completo no site da Agência Brasil.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes