Brasil, 24 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Zelensky opta por tailleur preto em gesto de cordialidade com Trump

Presidente ucraniano escolhe traje formal para reunião com Trump, marcando passo mais amistoso após encontro tenso em fevereiro

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, chegou à Casa Branca nesta segunda-feira usando um tailleur preto de estilo militar, uma mudança de seu visual habitual com roupas verdes ou polos. A escolha do traje buscou equilibrar o aspecto militar, símbolo da continuidade na resistência ucraniana, com a formalidade solicitada pela Casa Branca para a ocasião.

Gesto de maior cordialidade

Segundo informações do Axios, a atmosfera mais amistosa da reunião decorreu do pedido da administração Biden, que solicitou a Zelensky um vestuário mais formal após o encontro tenso de fevereiro, quando Donald Trump criticou a vestimenta militar do líder ucraniano na coletiva no Oval Office.

“Ele está todo vestido hoje!”, comentou Trump na ocasião, numa indireta que foi interpretada como uma provocação. Já na reunião desta segunda, o clima foi mais ameno, com os dois líderes dialogando sobre propostas de paz envolvendo Vladimir Putin, antes da chegada de delegações europeias.

Momento de leveza e elogios

O traje de Zelensky também provocou uma troca de elogios entre os presentes. Brian Glenn, repórter do grupo de mídia conservador Real America’s Voice, homenageou o ucraniano: “Presidente Zelensky, você está fabuloso neste traje”.

Trump prontamente interveio: “Eu disse a mesma coisa”. E acrescentou, apontando para Glenn: “E ele foi quem atacou você na última vez.”

Histórico do visual e provocações anteriores

Zelensky afirmou que se lembrava de Glenn e brincou que usava o mesmo traje da primeira reunião com Trump. Naquele momento, em fevereiro, Glenn questionou se Zelensky possuía um terno, criticando a dignidade do cargo do líder ucraniano: “Muitos americanos têm problemas com sua falta de respeito à dignidade deste cargo.”

Contexto e os próximos passos

O encontro desta semana marca uma reviravolta na relação, sinalizando intenção de aproximação e diálogo mais amistoso, em meio às negociações de um possível fim para o conflito na Ucrânia. Analistas avaliam que o novo visual de Zelensky e os gestos de cortesia indicam esforços diplomáticos para fortalecer alianças internacionais em tempos delicados.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes