Para marcar o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará nesta terça-feira (19) a ação “Dignidade Não Tem CEP”. O evento acontecerá das 8h às 12h, em dois locais: o Centro POP e a UBS do Saci, com foco em oferecer diversos serviços gratuitos às pessoas em situação de rua.
Resgate da dignidade e oferta de serviços essenciais
No ponto de atendimento da UBS do Saci, será reativado o Banho Móvel da FMS, um veículo adaptado equipado com dois chuveiros e reservatório de até mil litros de água, garantindo que as pessoas possam realizar sua higiene pessoal com dignidade. A iniciativa é resultado de uma ampla articulação entre a FMS e parceiros como a Defensoria Pública dos Direitos Humanos, secretarias municipais, ONGs e universidades.
A data de 19 de agosto é uma oportunidade de reflexão, memória e mobilização social, em homenagem ao episódio de 2004 em São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas. Desde então, o dia é dedicado à resistência e à luta por respeito à vida, cidadania e cuidado dessa população vulnerável.
Compromisso com os direitos humanos e inclusão social
Fátima Sousa, diretora de Atenção Básica da FMS e responsável pelas equipes do programa Consultório na Rua, destacou que a ação reforça o compromisso com os direitos humanos. “Mais do que um evento, esta é uma oportunidade de reafirmar que a dignidade humana é inegociável e não pode ser condicionada a endereço, condição econômica ou social”, afirmou.
A enfermeira Marina Leite, integrante do Consultório na Rua, reforçou a importância da participação coletiva na construção de uma cidade mais justa e acolhedora. “Cabe a toda a sociedade participar da construção de uma cidade mais justa, acolhedora e solidária”, ressaltou.
O Consultório na Rua, da FMS, funciona diariamente nos turnos manhã e tarde, com uma equipe multiprofissional que realiza ações de saúde em uma van, levando assistência às pessoas em situação de rua na cidade de Teresina.
Programação do dia 19
A programação completa do dia inclui atendimentos de saúde, orientações sociais e jurídicas, atividades de convivência e ações de sensibilização social, reforçando o compromisso municipal com os direitos dessa população.