Brasil, 19 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

FMS promove ação “Dignidade Não Tem CEP” para pessoas em situação de rua

Iniciativa oferece serviços de saúde, assistência social, orientação jurídica e atividades de convivência nesta terça-feira, em Teresina

Para marcar o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) realizará nesta terça-feira (19) a ação “Dignidade Não Tem CEP”. O evento acontecerá das 8h às 12h, em dois locais: o Centro POP e a UBS do Saci, com foco em oferecer diversos serviços gratuitos às pessoas em situação de rua.

Resgate da dignidade e oferta de serviços essenciais

No ponto de atendimento da UBS do Saci, será reativado o Banho Móvel da FMS, um veículo adaptado equipado com dois chuveiros e reservatório de até mil litros de água, garantindo que as pessoas possam realizar sua higiene pessoal com dignidade. A iniciativa é resultado de uma ampla articulação entre a FMS e parceiros como a Defensoria Pública dos Direitos Humanos, secretarias municipais, ONGs e universidades.

A data de 19 de agosto é uma oportunidade de reflexão, memória e mobilização social, em homenagem ao episódio de 2004 em São Paulo, quando sete pessoas em situação de rua foram brutalmente assassinadas. Desde então, o dia é dedicado à resistência e à luta por respeito à vida, cidadania e cuidado dessa população vulnerável.

Compromisso com os direitos humanos e inclusão social

Fátima Sousa, diretora de Atenção Básica da FMS e responsável pelas equipes do programa Consultório na Rua, destacou que a ação reforça o compromisso com os direitos humanos. “Mais do que um evento, esta é uma oportunidade de reafirmar que a dignidade humana é inegociável e não pode ser condicionada a endereço, condição econômica ou social”, afirmou.

A enfermeira Marina Leite, integrante do Consultório na Rua, reforçou a importância da participação coletiva na construção de uma cidade mais justa e acolhedora. “Cabe a toda a sociedade participar da construção de uma cidade mais justa, acolhedora e solidária”, ressaltou.

O Consultório na Rua, da FMS, funciona diariamente nos turnos manhã e tarde, com uma equipe multiprofissional que realiza ações de saúde em uma van, levando assistência às pessoas em situação de rua na cidade de Teresina.

Programação do dia 19

A programação completa do dia inclui atendimentos de saúde, orientações sociais e jurídicas, atividades de convivência e ações de sensibilização social, reforçando o compromisso municipal com os direitos dessa população.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes