Você já viu uma foto de animal tão estranha que causa arrepios, mas que também prende seu olhar? Esses seres fascinantes e, às vezes, perturbadores, parecem saídos de outro mundo. Se você gosta de momentos de surpresa e desconforto, estes 17 animais com mutações ou espécies raras vão te fascinar — ou te assustar. Então, vamos lá! Prepare-se para ficar um pouco assustado.
Animais bizarros e mutações que parecem de outro planeta
O coelho Frankenstein com tentáculos
Encontrado no Colorado, o coelho conhecido como “Frankenstein”, ou coelho com tentáculos, foi infectado pelo vírus de papillomavírus, que provoca crescimento anormal na pele — embora seja considerado “quase inofensivo”. Essa mutação surpreende quem vê, mas é resultado de uma condição rara, não uma criatura de ficção (NBC News).
O axolote — o peixe que não é peixe
Vindo do México, o axolote é uma salamandra aquática que mantém características juvenis ao longo da vida, incluindo suas brânquias em forma de tentáculos. Eles são considerados uma espécie quase extinta na natureza e são usados em estudos científicos (Blue Reef Aquarium).
Seadragon folha — mestre no camuflagem
Habitantes das costas da Austrália, esses peixes pertencem à mesma família das cavalo-marinhas, com um talento especial para se camuflar entre as plantas marinhas. Sua aparência única e quase vegetal é surreal (California Academy of Sciences).
O toupeira-de-nariz-star
Este animal semi-aquático dos EUA tem um nariz sensível, chamado de “o nariz que vê”, por sua capacidade de detectar alimentos e movimentos. Sua pelagem e morfologia são realmente estranhas e fascinantes (Museu de História Natural de Pittsburgh).
Serpente de duas cabeças
Mutação rara gerada por um defeito de nascença, essa cobra possui duas cabeças separadas, dificultando sua sobrevivência. Um fenômeno que desperta tanto fascínio quanto inquietação (Legasea Aquarium).
Borboleta marinha azul (glaucus atlanticus)
Este molusco de cores iridescentes vive nas águas do Atlântico, Índico e Pacífico. Sua aparência brilhante e misteriosa torna-o um verdadeiro espetáculo subaquático (BOEM).
Porquinho da Índia sem pelos
Com uma mutação genética, esse porquinho quase não tem pelos, criando uma aparência bastante peculiar. Essas criaturinhas têm menos de 50 anos de existência e são bastante populares como animal de estimação (PetMD).
Rã de vidro
Originária da América Central, esta rã tem uma pele translúcida que revela seus órgãos internos, tornando-se uma das criaturas mais estranhas do reino animal (Britannica).
Aranha de chifres longos
Conhecida como macracantha, essa aranha possui longas correntes e uma aparência assustadora, que causa susto em quem a vê. Seu nome já é suficiente para assustar (ArachnoButterfly).
Frogfish verrugoso
De pele áspera e cheia de verrugas, esse peixe do Indo-Pacífico consegue se camuflar perfeitamente no ambiente. Sua aparência é, sem dúvida, uma das mais estranhas do oceano.
Raposa do deserto (fenoque)
Com suas orelhas enormes, a raposa do deserto, originária do Norte da África, é um exemplo de adaptação ao calor extremo. Sua expressão fofa contrasta com sua aparência exótica (Getty Images).
Caranguejo de mandíbula peluda
O caranguejo chines (caranguejo de Japão) tem garras que parecem peludas, um traço que dá o seu aspecto bastante estranho e único. Ele é um dos poucos caranguejos de água doce (DFO).
Cão raposa (rabo de raposa)
Natural da Ásia, esse animal é um canídeo que parece uma raposa, com pelagem abundante e focinhos alongados. É predominantemente noturno e bastante estranho para quem não conhece (Britannica).
Galinha frizzled
Com penas encaracoladas, a galinha frizzled tem origem na Ásia e é particularmente estranha na aparência, muitas vezes confundida com uma ave selvagem.
Peixe de quatro olhos
O anablep tem olhos que parecem divididos ao meio, permitindo que veja acima e abaixo da água ao mesmo tempo. É uma estratégia de caça bastante eficiente (Cal Academy).
Escolópode do mar (pepino do mar)
Esses animais marinhos, semelhantes a estrelas e ouriços, são encontrados em várias regiões do mundo e têm uma aparência estranha, sendo considerados insetos do mar.
Enguia-gulper (enguia-pelicano)
Difícil de encontrar na natureza, ela possui uma boca extremamente grande, capaz de engolir presas muito maiores do que o seu corpo. A imagem, muitas vezes, é digital devido à sua raridade (Discover Wildlife).
Gostou dessas criaturas? Agora, animal lovers, me contem aqui nos comentários: Qual mutação ou espécie rara do reino animal vocês acham mais assustadora? Compartilhem suas opiniões e assustem todo mundo!
Para mais posts incríveis sobre animais, siga o BuzzFeed Brasil no Instagram e no TikTok.