No coração dos irmãos cariocas Antônio, de 12 anos, e Henrique Avzaradel, de 9, o lugar do Flamengo está muito bem guardado. Porém, esse amor pelo time brasileiro não caminha sozinho. Os dois jovens também têm uma forte admiração pelo Barcelona, graças à influência do avô materno, um catalão fervoroso. Mas a paixão por clubes europeus vai além da família; Henrique está sempre assistindo a vídeos de gols e dribles de Lamine Yamal, enquanto Antônio se declara fã de Lionel Messi.
Uma paixão dividida
A diversidade de suas preferências se reflete em suas escolhas no guarda-roupas, onde as camisas de clubes se tornam uma verdadeira coleção. Henrique exibe orgulhosamente camisas do Barça, Real Madrid, Paris Saint-Germain e Arsenal, enquanto Antônio também possui jerseys da dupla espanhola, além de camisas de clubes ingleses e franceses, incluindo Lyon e Olympique de Marselha, sem contar as do Flamengo.
Esse fenômeno de torcedores de clubes estrangeiros no Brasil foi revelado pela pesquisa O GLOBO/Ipsos-Ipec, que diz que 22% dos brasileiros encontram-se na torcida por times de fora do país, com uma presença marcante nas faixas etárias mais jovens. A influência das redes sociais, repletas de conteúdos sobre os times e jogadores, a popularidade dos games que privilegiem esses clubes e a disseminação das transmissões das ligas europeias pelas plataformas digitais promovem ainda mais essa conexão.
A popularidade dos clubes europeus
Na pesquisa, os clubes mais citados pelos entrevistados foram o Real Madrid (9,1%), o Barcelona (6,6%) e o PSG (2,4%), que se destacam mundialmente por reunir estrelas como Cristiano Ronaldo, Messi, Neymar e Mbappé. Essa atração por grandes jogadores tem um forte impacto nas preferências do público brasileiro, especialmente entre os jovens.
As festas de aniversário têm se ajustado a essa nova realidade. A casa Festa e Aventura, no Rio de Janeiro, promove cerca de dez festas infantis mensais com o tema de futebol. A maioria dessas celebrações traz uma decoração inspirada na Liga dos Campeões da Europa, com imagens dos atletas e escudos dos times. Mônica Carvalho, proprietária da empresa, destaca que, entre os clubes europeus, a temática mais solicitada é a do PSG.
O sucesso do PSG no Brasil
O Paris Saint-Germain, em particular, se beneficia dessa popularidade. Sua rede de escolinhas, a PSG Academy, é a mais bem-sucedida fora da França, com cerca de 14 mil alunos no Brasil, número superior ao de qualquer outro país. A primeira unidade foi aberta em 2014 no bairro carioca de Botafogo, fruto da colaboração entre três franceses e dois brasileiros, inicialmente permitindo que o projeto fosse focado apenas na cidade. Hoje, há 55 unidades em 16 estados e a previsão é que até o fim do ano esse número chegue a 60.
A metodologia unificada e a ligação direta com o clube são fatores chave para atrair alunos. Contudo, a presença de estrelas como Neymar, Messi e Mbappé também desempenhou um papel importante. Igor Peres, diretor técnico nacional da PSG Academy no Brasil, aponta o aumento de matriculados cada vez que esses jogadores se juntaram ao time, destacando: “A molecada gosta muito dele [Neymar], e houve um boom de alunos. E, depois, a chegada do Messi também trouxe um crescimento considerável.”
A estratégia dos clubes na interação com o público brasileiro
Além da busca por ídolos, os clubes estão ativamente criando uma identidade com os torcedores brasileiros. Durante a última temporada, a La Liga promoveu eventos como o Bloke Baile em São Paulo, voltados para fãs de camisas de futebol, misturando música e exibição de jogos do Campeonato Espanhol. Nas redes sociais, ligações e clubes europeus mostram ídolos brasileiros do passado e do presente, além de interagir com os torcedores locais utilizando músicas populares.
O mercado brasileiro, com sua alta taxa de adesão ao esporte e grande engajamento nas redes sociais, tem atraído a atenção dos clubes. Bruno Koerich, CEO da Destra Licenciamento de Marcas, revela que até clubes menos tradicionais como Newcastle e West Ham estão começando a estabelecer suas marcas no Brasil. Com mais de 300 produtos licenciados, o PSG, por exemplo, está ampliando sua presença comercial no país, enfatizando a necessidade de construção de relacionamentos duradouros com os torcedores.
Assim, fica claro que a relação entre os jovens brasileiros e os clubes europeus se fortalece a cada dia, não apenas como simples torcedores, mas como uma nova geração que vive intensamente a cultura do futebol global.