O Chevrolet Onix 2026 foi oficializado nesta semana no Brasil, trazendo redução de preço e diversas atualizações no visual e na tecnologia, em um esforço para reverter sua queda nas vendas. Com valor a partir de R$ 99.990, ele busca recuperar espaço no mercado diante do crescimento dos SUVs e da diminuição do protagonismo dos hatchs compactos no país.
Preço e melhorias na mecânica e no design
O novo Onix chegou com um preço mais competitivo, reduzido de R$ 102.990 para R$ 99.990, graças ao programa Carro Sustentável. No visual, o hatch ganhou uma dianteira mais larga e um ângulo de ataque 30% maior, facilitando a passagem por lombadas e valetas.
Internamente, o destaque fica pelo painel digital de 11 polegadas, que se integra ao visual do painel de instrumentos, além de uma central multimídia maior. Contudo, o modelo mantém o motor praticamente inalterado, com leve redução de potência — de 121 para 115 cv — mas com torque preservado em torno de 16 kgfm. Segundo a GM, a menor potência reflete a redução do IPI prevista pelo programa.
Principais pontos fortes e desafios do novo Onix
Desempenho e acabamento
Durante teste realizado pelo g1 em diferentes ambientes na Grande São Paulo, o Onix demonstrou bom conforto, com resposta leve do volante e estabilidade em curvas. Apesar de uma aceleração mais parcimoniosa, o motor mantém o desempenho esperado para o segmento, exigindo atenção na ultrapassagem devido ao tempo maior para resposta.
O ruído do motor, já conhecido por sua pouca vibração, melhora com a nova formulação da correia dentada banhada a óleo, que agora promete maior resistência ao uso de lubrificantes não certificados pela GM. Ainda assim, será preciso aguardara primeira troca de óleo, prevista para 10 mil km ou um ano, para avaliar a eficácia da mudança.
Exterior e interior
Externamente, o modelo apresenta poucas mudanças, com destaque para a grade frontal mais ampla e o aumento do ângulo de ataque do para-choque. O porta-malas continua com 303 litros, suficiente para a rotina diária, enquanto por dentro, o painel digital e a central multimídia de 11 polegadas proporcionam um visual mais moderno e integrado.
Porém, itens como retrovisor com antiofuscamento, carregador por indução e materiais internos ainda exibem limitações de acabamento, com uso predominante de plástico rígido, comum na categoria de entrada.
Posição no mercado e próximos passos
Após cinco anos liderando as vendas em 2019, o Onix vem enfrentando recuos contínuos, ficando em sexto lugar atualmente e respondendo por menos de 100 mil unidades vendidas em 2024. A concorrência de SUVs de menor porte, com preços competitivos como Fiat Pulse, Citroën Basalt e VW Tera, intensifica o desafio de reconquistar o público.
O vice-presidente da GM Brasil, Fabio Rua, confirmou que a Chevrolet planeja lançar um pequeno SUV para ampliar o portfólio, buscando competir diretamente com modelos populares na faixa de R$ 100 mil. Ainda sem detalhes ou previsão de chegada, a estratégia visa atrair consumidores que preferem o estilo de utilitário esportivo.
Especialistas e clientes terão que esperar por avaliações mais profundas sobre a durabilidade da nova correia e a aceitação do público ao visual atualizado. A concorrência no segmento de hatchs compactos está mais acirrada do que nunca, colocando o Onix 2026 num momento de necessidade de se reinventar para manter sua relevância.
Fonte: g1