Brasil, 17 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Hytalo Santos e seu marido são presos em São Paulo

O influenciador Hytalo Santos e seu marido Israel Nata Vicente foram presos nesta sexta-feira (15), em Carapicuíba, na Grande São Paulo. O influenciador é alvo de investigação no Ministério Público da Paraíba por exploração de menores.

A ação envolveu o MP-PB em atuação conjunta com o MPT, a Polícia Civil da Paraíba e de São Paulo, além da Polícia Rodoviária Federal. As ordens de prisão foram expedidas pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino de Sousa da 2ª Vara da Comarca de Bayeux, na Paraíba.

O caso ganhou repercussão após denúncias do youtuber Felca sobre casos de “adultização” de crianças e adolescentes. O vídeo já conta com mais de 100 milhões de visualizações.

Em sua decisão, o magistrado afirmou que “há fortes indícios” de tráfico de pessoas, exploração sexual e trabalho infantil artístico irregular, produção de vídeos com divulgação em redes sociais e constrangimento de crianças e adolescentes, entre outros crimes.

Ele argumentou ainda que a prisão tem como objetivo “impedir novos atos de destruição ou ocultação de provas, bem como evitar a intimidação de testemunhas”, acrescentando que essas “situações que já vêm ocorrendo desde que os investigados tomaram conhecimento da existência da investigação em seu desfavor”.

O juiz ressaltou que os dois “já destruíram elementos de prova; já removeram tudo aquilo que seria apreendido; já turbaram a investigação criminal, e tais situações estão claras nos autos”. Ele reiterou que as condutas deles “revelam uma ação coordenada para comprometer o curso regular das investigações, dificultar o esclarecimento da verdade e prejudicar a eficácia do trabalho investigativo conduzido por este grupo especial”.

“Os representados têm adotado condutas reiteradas para dificultar o esclarecimento da verdade, valendo-se de práticas ilícitas como a tentativa de destruição de documentos e aparelhos eletrônicos, esvaziando às pressas residência, ocultando valores e veículos utilizados”, completou.

Segundo o MPPB (Ministério Público da Paraíba), as investigações têm por objeto os crimes de tráfico humano e exploração sexual infantil.

“As apurações criminais vêm sendo conduzidas com rigor técnico e absoluto respeito aos direitos e à dignidade das vítimas, especialmente crianças e adolescentes. Entretanto, o vazamento de informações sigilosas e a execução de medidas de natureza civil, dissociadas dos métodos próprios da investigação criminal, têm prejudicado a eficiência e a segurança do trabalho investigativo, além de potencialmente expor as vítimas a novos riscos”, diz a nota.

“O Ministério Público e as instituições parceiras reiteram seu compromisso inegociável com a defesa de crianças e adolescentes, mantendo-se firmes e integrados no combate a este crime grave, e conclamam a sociedade a apoiar essa missão por meio da denúncia responsável e da preservação da dignidade das vítimas”, completou.

Medidas contra o influenciador

Na última terça-feira (12), a Justiça da Paraíba mandou bloquear o acesso de Hytalo às redes sociais. A promotora Ana Maria França solicitou também que os vídeos do influenciador que já estão no ar em diversas redes sociais sejam desmonetizados, ou seja, não possam dar retorno financeiro para o influenciador, e o pedido também foi acatado.

Segundo a decisão, Santos também está proibido de ter contato com os adolescentes citados nos processos que o investiga. A decisão é em caráter provisório.

A Justiça da Paraíba realizou, nesta quinta-feira (14), a apreensão de um computador e aparelhos celulares na residência do influenciador, em João Pessoa. A informação foi confirmada pelo juiz Antônio Rudimacy Firmino. Diferente de ocasiões anteriores, desta vez os policiais conseguiram entrar no imóvel e estavam autorizados a arrombar as portas, caso houvesse resistência ou necessidade.

Na quarta-feira (13), um mandado de busca foi cumprido nesse mesmo endereço, mas o imóvel estava fechado.

O que diz a defesa

A defesa do influenciador alegou que ele “não tinha conhecimento da execução de mandado de busca e apreensão em uma das suas residências, até mesmo por tratar-se de medida judicial sigilosa”.

A equipe de Santos diz que já foi feito contato com a Justiça, e ele negou todas as acusações. “[Hytalo] reitera que jamais compactuou com qualquer ato atentatório à dignidade de crianças e adolescentes e que tudo restará definitivamente provado no curso da investigação e perante o público que nele confia e o acompanha nas redes sociais”, disse.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes