No próximo sábado, 16 de setembro, o Governo do Estado do Piauí vai inaugurar a videoteca da Vila Bandeirantes III. A cerimônia acontece às 7h30 no Instituto Antônio Nonato, localizado na Praça Professor Pantaleão Carvalho, nº 19, na zona leste de Teresina. Esta iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e a Secretaria de Planejamento (Seplan).
Investimento na cultura com orçamento participativo
A obra, com investimento de R$ 641.618,92, foi possibilitada através do Orçamento Participativo (OPA), um programa que permite à população decidir sobre questões prioritárias e investimentos em suas comunidades. Essa abordagem de participação social evidencia o compromisso do governo em atender às demandas e necessidades da população local.

Uma instalação moderna para a comunidade
A nova videoteca conta com uma estrutura moderna, que inclui uma sala de estúdio, sala de vídeo, acervo, oficinas, banheiros acessíveis e espaço para direção e apoio. O local será o novo centro de promoção da leitura, exibição de filmes, oficinas culturais e outras atividades educativas e artísticas. Essa iniciativa fortalece o acesso ao conhecimento e à cultura, muito necessários na região.

A escuta popular como base para a cultura
Rodrigo Amorim, secretário de Estado da Cultura, ressaltou a importância do espaço: “A videoteca é um desejo antigo da comunidade e foi priorizada pela própria população através do OPA. Ela vai ser um espaço vivo de aprendizado, de convivência e de troca de saberes. Nosso papel na Secult é garantir que a cultura chegue a todos os cantos do Piauí, e aqui damos mais um passo importante nesse sentido”, afirmou Amorim, enfatizando o compromisso do governo com a democratização do acesso à cultura.

Um novo ponto cultural para Vila Bandeirantes III
Com a inauguração da videoteca, os moradores da Vila Bandeirantes III e bairros vizinhos ganham um novo espaço de produção e fruição cultural. Esse centro reafirma a cultura como uma ferramenta essencial para a transformação social e para o fortalecimento da comunidade. A expectativa é que a videoteca atraia não apenas jovens, mas todos os interessados em explorar novas ideias, aprimorar conhecimentos e enriquecer suas experiências culturais.
Com isso, as ações promovidas pelo Governo do Piauí estão em consonância com a necessidade de espaços que sintam as demandas e aspirações das comunidades, proporcionando um ambiente de aprendizado, debate e enriquecer o patrimônio cultural da região.
A videoteca da Vila Bandeirantes III é um exemplo de como a colaboração entre o governo e a população pode gerar frutos significativos na área cultural e educativa, impulsionando o desenvolvimento social da região.
Para mais informações, a população pode acompanhar as atualizações e atividades da nova videoteca por meio das redes sociais da Secretaria de Estado da Cultura.