Nesta quarta-feira, 15 de agosto, comemora-se a solenidade da Assunção de Maria, que representa a elevação do corpo e da alma da Virgem ao céu. A data também marca o aniversário de fundação da EWTN, maior rede de mídia católica do mundo, criada há 44 anos por Mother Angelica, que iniciou seu ministério em 1981 de um simples estúdio em um garagem na Alabama.
O significado da Assunção de Maria segundo Mother Angelica
“Este é o dia da assunção de Nossa Senhora, e muitas pessoas não entendem isso”, afirmou Mother Angelica, uma Freira Carlista de Adoração Perpétua, em uma de suas entrevistas tradicionais. Ela explicou que o evento não deve ser confundido com a Imaculada Conceição, embora ambos sejam dogmas relacionados à Santidade de Maria. “Desde os primeiros tempos do Cristianismo, crê-se que ela foi assumida ao céu, porque era pura e santa”, declarou.
Segundo Mother Angelica, a tradição de que Maria foi levada ao céu em corpo e alma é antiga. Ela brincou, dizendo que “quando todos os apóstolos souberam que ela morreu, eles foram ao seu sepultamento, exceto Tomé”, que segundo a tradição chegou atrasado. Quando chegou, ela já não estava mais no túmulo, indicando seu ascenso direto ao céu.
“Ela foi criada por Deus sem pecado e totalmente livre do pecado original, diferente de nós que nascemos com uma natureza ferida”, argumentou. “Ela foi concebida para ser a Mãe de Jesus, o Verbo Eterno, e assim, sua pureza é incomparável.”, afirmou.
O segredo da santidade
Mother Angelica destacou que a santidade de Maria estava na sua obediência total a Deus. “O segredo é dizer sempre sim. Não é preciso ser um gênio ou fazer grandes obras, mas viver a vontade de Deus com amor e sacrifício”, ensinou ela. Para a freira, tudo se resume ao amor: “Nossa Senhora sempre amou a Deus e seguiu sua vontade com perfeita união.”
“Celebrar a Assunção é agradecer a Deus por ter criado uma mulher tão extraordinária”, complementou. “Só alguém como ela poderia dar à luz o Verbo Eterno.”
Perspectivas de esperança e gratidão
Mother Angelica reforçou que a Assunção de Maria é uma esperança para todos os cristãos, pois indica que “todos nós também ressuscitaremos”. Ela destacou que o evento evidencia a vitória da vida eterna sobre a morte, uma promessa de que, no final dos tempos, também ressuscitaremos com corpos glorificados.
Ao refletirmos sobre essa solenidade, reforçamos a importância de seguir o exemplo de Maria na obediência, fidelidade e amor a Deus, elementos essenciais para a nossa própria assunção celestial.