A emissora católica EWTN irá transmitir nesta quinta-feira, 15 de agosto, o episódio especial “Crushed by the Woman”, dedicado a esclarecer dúvidas protestantes sobre a Virgem Maria. A programação, em homenagem à solenidade da Assunção de Maria, busca responder questionamentos frequentes feitos por fiéis de tradições cristãs diferentes.
Esclarecendo mitos e tradições católicas sobre Maria
O episódio de 30 minutos reúne figuras importantes da Igreja, como o padre Dwight Longenecker e o professor de teologia Mark Miravalle, para explicar os ensinamentos Católicos acerca de Maria e desfazer equívocos comuns. Entre as questões abordadas estão: “A devoção a Maria diminui a Jesus ou ofende a Deus?” e “A assunção de Maria contraria a Bíblia?”.
Longenecker, que foi criado como protestante fundamentalista e posteriormente ordenado como sacerdote anglicano antes de se converter ao catolicismo, comenta: “Frequentemente nossos irmãos protestantes perguntam: Por que acreditamos na assunção de Maria, que ela foi elevada ao céu e coroada rainha do céu? Isso não está na Bíblia.” Ele reforça o papel da Igreja na inspiração dos ensinamentos além das Escrituras.
Perspectivas sobre a autoridade da Igreja e as Escrituras
Mark Miravalle acrescenta que, na visão católica, a Bíblia não é a única fonte de revelação divina, assinalando que o próprio Evangelho não detalha toda a história dos apóstolos. “Acreditar que a Bíblia é tudo é uma visão não bíblica”, afirma. Para ele, é preciso considerar o magistério da Igreja e os ensinamentos da tradição apostólica.
Ann-Marie Altomare, diretora do Centro de Vida Familiar de Nossa Senhora de Guadalupe, complementa: “[…] muitas coisas sobre os apóstolos, como suas mortes como mártires, não estão escritas na Bíblia, mas fazem parte da tradição.” Ela reforça que a fé cristã vai além do texto bíblico, sendo também transmitida pela tradição da Igreja.
Intercessão de Maria e seu papel materno
Questionado sobre por que os católicos oram por intercessão de Maria, Longenecker explica: “Precisamos de uma mãe que interceda por nós, proteja-nos de perigos externos e nos lembre do nosso valor diante de Deus.” Ele destaca que Maria representa a maternidade, fertilidade, família e também uma resistência aos ataques atuais à moral e aos valores tradicionais.
Segundo o padre, “Maria é símbolo de defesa da virgindade, castidade, do casamento e da vida familiar, temas que hoje enfrentam resistência na sociedade. Por isso, ela sofre ataques por suas convicções.”
Disponibilidade e espectadores
O episódio de “Crushed by the Woman” também pode ser assistido online aqui. A iniciativa visa promover o entendimento entre diferentes tradições cristãs, promovendo diálogo e esclarecimento sobre os ensinamentos marianos.
O programa é uma iniciativa da EWTN para promover a compreensão e o respeito entre fiéis católicos e protestantes, esclarecendo pontos históricos e teológicos, com base na doutrina da Igreja Católica.
Para mais informações, acesse a matéria completa no site da Catholic News Agency.