Em entrevista recente à Variety, Jussie Smollett, conhecido por seu papel em Empire, reafirmou sua inocência e criticou duramente as autoridades de Chicago relacionadas ao caso do suposto crime de ódio de 2019. O ator foi acusado de falsamente registrar um crime que ele alegava ter sido vítima de dois homens que usaram linguagem racista e homofóbica, além de colocarem um noose ao seu redor e jogarem líquidos. Apesar de ter sido condenado em 2021, sua sentença foi anulada em 2024 pelo Supremo Tribunal de Illinois.
Smollett alega que foi vítima de manipulação e tenta esclarecer sua versão dos fatos
Na entrevista, Jussie afirmou que mantém sua inocência e considerou que as ações contra ele foram resultado de uma conspiração. “Os vilões são as duas pessoas que me atacaram, a Polícia de Chicago e, se me permitirem, o próprio ex-prefeito Rahm Emanuel”, declarou. Ele também questionou a transparência do caso, sugerindo que a Polícia poderia ter escondido detalhes importantes, como a gravação do assassinato de Laquan McDonald ocorrido em 2014.
“Seria que a polícia descobriu os minutos desaparecidos e a fita que desapareceu do assassinato de Laquan? Poderia o prefeito ter ajudado a esconder isso?”, questionou. O ator ainda acusou as autoridades de distraírem a atenção do público com “objetos brilhantes”, em uma alusão à cobertura midiática e às investigações.
Relacionamento com os irmãos Osundairo e seu impacto na acusação
Segundo ele, as declarações dos irmãos Abimbola e Olabinjo Osundairo, responsáveis por alegar que planejaram toda a farsa junto com ele, não representam sua versão dos fatos. “Tudo que posso dizer é, Deus abençoe vocês, e espero que tenha valido a pena. A minha versão nunca mudou. Não tenho nada a ganhar com isso”, afirmou.
Por que ainda não surgiram provas de sua inocência?
Questionado sobre a falta de evidências que exonerem suas alegações até hoje, após quase sete anos do ocorrido, Smollett respondeu que não tem respostas definitivas. “Não sou investigador nem detetive. Não posso dizer exatamente o que aconteceu, mas posso afirmar o que não aconteceu: aquilo que tem sido divulgado por aí”, declarou.
O ator concluiu reforçando sua posição: “Não há motivo para eu ter feito algo tão grave assim”. A entrevista completa está disponível na Variety.
Impacto e próximas etapas com o lançamento do documentário na Netflix
Prestes a lançar o documentário The Truth About Jussie Smollett, a Netflix promoverá uma reflexão sobre os episódios envolvendo o ator. A produção tentará dar sua versão sobre os acontecimentos e discutir o impacto da acusação na sua carreira e vida pessoal.