Brasil, 15 de agosto de 2025
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Câmara instala comissão para analisar projeto sobre trabalho em aplicativos

Comissão especial da Câmara analisará projeto que regulamenta trabalho em aplicativos de transporte, como Uber, a partir de terça (19).

A Câmara dos Deputados, sob a presidência de Hugo Motta (Republicanos-PB), agendou a instalação de uma comissão especial para a próxima terça-feira, 19 de agosto. A comissão terá como principal tarefa analisar o Projeto de Lei Complementar (PLP) que visa regulamentar o trabalho em aplicativos de transporte, como a Uber. A data foi divulgada no Diário Oficial da Casa nesta quarta-feira, 13 de agosto.

Comissão Especial: quem são os membros?

A comissão será composta por vários titulares e suplentes que representarão diferentes partes do espectro político. Aqui estão os integrantes confirmados:

  • Capitão Alberto Neto (PL-AM) – titular; suplente: sem indicação
  • Daniel Agrobom (PL-GO) – titular; suplente: sem indicação
  • Joaquim Passarinho (PL-PA) – titular; suplente: sem indicação
  • Fernando Coelho Filho (União-PE) – titular; Dr. Fernando Máximo (União-RO) – suplente
  • Maurício Carvalho (União-RO) – titular; suplente: sem indicação
  • Hildo Rocha (MDB-MA) – titular; suplente: sem indicação
  • Ribamar Silva (PSD-SP) – titular; Domingos Neto (PSD-CE) – suplente
  • Augusto Coutinho (Republicanos-PE) – titular; Márcio Marinho (Republicanos-BA) – suplente
  • Any Ortiz (Cidadania-RS) – titular; suplente: sem indicação
  • Beto Pereira (PSDB-MS) – suplente; titular: sem indicação
  • Leo Prates (PDT-BA) – titular; Josenildo (PDT-AP) – suplente
  • Lucas Ramos (PSB-PE) – titular; Pedro Campos (PSB-PE) – suplente
  • Áureo Ribeiro (Solidariedade-RJ) – titular; suplente: sem indicação
  • Dr. Frederico (PRD-MG) – suplente; titular: sem indicação
  • Gilson Marques (Novo-SC) – titular; suplente: sem indicação
  • PL: titulares e suplentes sem indicação
  • PP: titulares e suplentes sem indicação
  • Podemos: titulares e suplentes sem indicação
  • Federação PT-PCdoB-PV: titulares e suplentes sem indicação
  • Federação PSOL-Rede: titulares e suplentes sem indicação

Contexto do Projeto de Lei Complementar

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia apresentado um projeto em março de 2024 com o objetivo de regulamentar o setor de aplicativos de transporte. Essa proposta era considerada uma das prioridades do Executivo, mas enfrentou forte resistência tanto no Congresso quanto por parte das empresas do setor, levando a sua paralisação.

Agora, a proposta que será analisada pela nova comissão foi idealizada pelo deputado Luiz Gastão (PSD-CE). A expectativa é que a discussão sobre o tema traga à tona diferentes visões sobre o futuro do trabalho em aplicativos, considerando aspectos como direitos dos trabalhadores, segurança e regulamentação de tarifas.

Expectativas para o futuro do trabalho em aplicativos

Com a instalação da comissão e a análise do PLP, as expectativas são grandes. Tanto passageiros quanto motoristas anseiam por uma regulamentação que traga segurança jurídica e direitos adequados para os trabalhadores do setor. O debate será crucial para entender melhor como o Legislativo pode responder às demandas de um mercado em rápida evolução.

Com isso, a Câmara dos Deputados se posiciona como uma plataforma para discutir não apenas a eficácia do trabalho em aplicativos, mas também suas implicações sociais e econômicas. As audiências públicas e debates com especialistas do setor poderão ajudar a fundamentar decisões que impactarão milhares de motoristas no Brasil.

O que esperar da comissão?

A instalação da comissão é apenas o primeiro passo em um processo legislativo que poderá levar semanas ou meses até que um consenso seja alcançado. Espera-se que a comissão ouça uma variedade de opiniões, incluindo motoristas, representantes de empresas, e especialistas em legislação trabalhista, a fim de formular um relatório que balize as futuras decisões em torno do projeto de lei.

Com o diálogo aberto, há esperanças de que a regulamentação finalmente aconteça de maneira inclusiva, representando os interesses de todos os envolvidos e contribuindo para um ambiente de trabalho mais seguro e mais justo para os profissionais do transporte por aplicativo.

Com a instalação da comissão, o debate sobre o futuro do trabalho em aplicativos de transporte está prestes a entrar em um novo capítulo. Resta saber se o caminho tomado será aquele que trará soluções efetivas para um setor que, embora cresça rapidamente, ainda precisa de estrutura e normas claras.

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