A Polícia Civil do Piauí deflagrou nesta quarta-feira (13) operação para cumprir mandados de busca e apreensão contra advogados suspeitos de participação em um esquema de fraudes no sistema eletrônico do Poder Judiciário (PJe).
De acordo com a Polícia Civil, a ação é desdobramento de uma investigação iniciada há alguns meses, que apurou a inserção irregular de minutas no sistema, resultando em prejuízos e favorecimentos ilícitos. Nesta fase, foram cumpridos 13 mandados de busca domiciliar nos municípios de Picos e Teresina (PI), São Luís e Timon (MA), além de Palmas (TO) e no Distrito Federal.
Conforme o delegado Filipe Bonavides, da Força Estadual Integrada de Segurança Pública (Feisp), a ação é um desdobramento da Operação Usuário Zero, que apura fraudes em processos judiciais. O esquema teria movimentado cerca de R$ 7 milhões, explorando uma vulnerabilidade no sistema eletrônico do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
A falha foi identificada por um servidor do próprio tribunal e, conforme informou a corte à época, corrigida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) ainda em 2023, logo após ser constatada pelas autoridades..
Da Redação