Brasil, 13 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

Nova massa de ar polar mantém frio no Sul e Sudeste do Brasil

A quinta onda de frio termina, mas temperaturas baixas continuam com nova massa de ar polar chegando ao Brasil.

A quinta onda de frio de 2025 chega ao fim nesta quarta-feira (13/8), porém o frio ainda deve continuar. A chegada de uma nova massa de ar polar se espera que ocorra na quarta, ocasionando a manutenção do ar frio e mantendo as temperaturas baixas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.

A expectativa de temperaturas abaixo de zero

De acordo com a previsão do Meteored, nos próximos dias é esperado que se registrem temperaturas inferiores a 0°C em áreas da serra gaúcha e catarinense, além da Serra da Mantiqueira, que abrange os estados de Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.

A expectativa é que a massa de ar polar avance pelo centro-sul, abaixando as temperaturas no Centro-Oeste. Apesar da continuidade do frio, essa nova dose de ar frio sobre a região sul do país não será caracterizada como uma onda de frio, mas deverá dificultar o aquecimento do ar no centro-sul do país por mais alguns dias, conforme informações do Climatempo.

Temperaturas caem na região Sul

No Sul, o amanhecer nesta quarta-feira (13/8) será com temperaturas variando entre 5°C e 9°C no Rio Grande do Sul, com exceções de alguns municípios do leste do estado, onde as temperaturas ficarão acima de 10°C. Em Santa Catarina, as primeiras horas do dia serão bem frias, com mínimas entre 4°C e 6°C, enquanto no Paraná as temperaturas mínimas devem variar entre 2°C e 4°C.

Durante a tarde, as máximas nos estados do Sul devem ficar em torno dos 20°C, trazendo um leve aquecimento para a região.

Impactos em São Paulo e Rio de Janeiro

Em São Paulo, os termômetros variam entre 5°C nos municípios próximos ao Paraná e na Serra da Mantiqueira, e 11°C no oeste do estado. As temperaturas amenas também estão presentes em Minas Gerais, onde a mínima ficará abaixo de 9°C em toda a região.

No Rio de Janeiro, o frio mais intenso será observado na região Serrana, onde as temperaturas ficarão abaixo dos 10°C. Nas demais áreas do estado, as temperaturas serão mais altas, mas ainda abaixo da média. Na capital fluminense, a mínima prevista para esta quarta-feira é de 15°C.

Aquecimento em algumas regiões do Sudeste

Com o tempo limpo e seco, as temperaturas devem subir nas cidades a oeste do Sudeste, onde os termômetros poderão superar a marca dos 30°C no Triângulo Mineiro e em alguns pontos de São Paulo. Entretanto, nos municípios mais a leste da região, a massa de ar frio impedirá uma elevação acentuada das temperaturas máximas. Em cidades como Santos (SP), os termômetros devem marcar 20°C, enquanto em Volta Redonda (RJ, a máxima pode chegar a 27°C.

Condições climáticas futuras

Com a continuidade do ar frio e a presença da nova massa polar, espera-se que a população do Sul e do Sudeste se prepare adequadamente para enfrentar as temperaturas baixas. É importante que todos estejam atentos às recomendações das autoridades meteorológicas e se mantenham informados sobre as condições do tempo nos próximos dias.

Seja aconchegante e proteja-se do frio intenso que ainda deve predominar nessas regiões, aproveitando a oportunidade para se informar e se preparar para o que vem por aí.

Para mais detalhes sobre a previsão e o andamento do frio no Brasil, acesse o nosso link com informações atualizadas.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes