Brasil, 13 de agosto de 2025
BroadCast DO POVO. Serviço de notícias para veículos de comunicação com disponibilzação de conteúdo.
Publicidade
Publicidade

IBGE adianta atraso na divulgação do resultado do desemprego em 18 dias

Problemas técnicos no sistema do IBGE vão atrasar em 18 dias a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) Contínua sobre o desemprego.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou nesta terça-feira (12) que a divulgação dos dados de desemprego referentes ao trimestre encerrado em julho será adiada em 18 dias, passando de 29 de agosto para 16 de setembro. A informação foi confirmada pela Diretoria de Pesquisa do órgão, devido a problemas técnicos na transmissão das informações coletadas.

Problemas no sistema atrasam publicação da pesquisa de desemprego

De acordo com o IBGE, a demora ocorreu devido à necessidade de ajustes no sistema de transmissão das informações coletadas pelos pesquisadores, que usam os Sistemas de Gerenciamento de Coleta (SIGC) e Dispositivos Móveis de Coleta (DMC). “Devido à necessidade de ajustes e correções de inconsistências tecnológicas identificadas na transmissão da seleção de domicílios, foi necessário alterar o cronograma de coleta de campo do mês de julho de 2025”, explicou o órgão em nota oficial.

O fechamento do banco de dados da pesquisa, inicialmente previsto para a primeira semana de agosto, foi transferido para a segunda semana do mês, gerando uma reprogramação nas etapas de produção dos dados. “Dessa forma, todas as etapas posteriores ao encerramento da coleta foram revistas e ajustadas”, complementou o IBGE.

Impacto na análise do mercado de trabalho

A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) é considerada a principal fonte de informações sobre o mercado de trabalho no Brasil, abrangendo cerca de 211 mil domicílios em aproximadamente 3,5 mil municípios de todos os estados e do Distrito Federal. Ela coleta dados de pessoas com 14 anos ou mais, incluindo diferentes formas de ocupação, como emprego com ou sem carteira assinada, temporários, autônomos, entre outros.

Pelo critério do IBGE, uma pessoa é considerada desempregada apenas se procura ativamente por emprego. A pesquisa difere do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, que foca em trabalhadores com carteira assinada.

Calendário regular e próxima divulgação

O IBGE informou que o atraso na publicação dos dados do trimestre finalizado em julho não afetará o cronograma das próximas edições trimestrais da pesquisa. Confira aqui o calendário completo.

Além disso, o órgão reforçou que a divulgação da Pnad Contínua Trimestral está mantida para esta sexta-feira (15). Essa pesquisa, diferente da mensal, apresenta dados específicos de períodos fixos, com análises detalhadas sobre sexo, idade, educação e cor, a cada 90 dias.

Recorde de emprego em junho

A divulgação mais recente da Pnad, referente ao trimestre encerrado em junho, mostrou que o Brasil registrou a menor taxa de desemprego desde 2012, com 5,8%. A taxa foi considerada histórica e sinaliza avanços no mercado de trabalho, especialmente diante dos desafios recentes da economia brasileira. Saiba mais.

Apesar do atraso na divulgação do próximo dado, o IBGE garantiu que toda a cadeia de produção das informações continuará operando normalmente para os demais períodos do calendário.

PUBLICIDADE

Institucional

Anunciantes